Escola e Educação

Campanha da Fraternidade 2011 – CNBB

Vote neste Post!

O tema da Campanha da Fraternidade de 2011 é  “Fraternidade e a Vida no Planeta” que será voltada para o meio ambiente; e o lema é “A Criação Geme Com Dores de Parto”. Dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, conta-nos que a Campanha da Fraternidade de 2011 reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas.

A Campanha da Fraternidade terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011, desenvolvendo-se durante todo o período de Quaresma.

Campanha Fraternidade - 2011

Hino da Campanha da Fraternidade 2011 - CNBB

Oração da Campanha da Fraternidade 2011

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tender por todos nós.

Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.

E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.

Amém.

Fonte: Divulgação Site da CNBB

Veja também a Campanha da Fraternidade de 2012



475 Comentários

  • É preciso acreditar, persistir, e fazer cada um a sua parte, estamos nesta batalha a mais de 10 anos, realizamos diversas campanhas sócio-ambiental; cuidamos com carinho das nossas praças, criamos um Bosque Comunitário (Uma área de preservação da Comunidade), realizamos mutirões, catálogamos espécie de pássaros (Aves)que estão se procriando em áreas urbanas, e ainda achamos que nada fizemos, mais continuaremos na luta, será a única batalha vencida, que deixaremos para outras futuras gerações.
    Comunidade Participativa Jardim Jaraguá – Taubaté – SP

  • GOSTEI MUITO DO TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DESTE ANO QUE VEM COM O TEMA E LEMA MUITO IMPORTANTE NÃO SÓ PARA O PLANETA MAS COMO TBM PARA NÓS, POIS,SE O PLANETA MORRER NÓS MORREREMOS JUNTOS COM ELE …ESPERO QUE ATRAVES DESTA CAMPANHA NOS CONVERTAMOS MAIS E VEJAMOS QUE A CRIAÇAO GEME E SOFRE EM DORES DE PARTO…
    UM BEIJO A TODOS E ATE A PROXIMA!!!

  • OI , PARABENS MESMO PELO TEMA E LEMA DESSA CAMPANHA DA FRATERNIDADE. ISSO NOS LEVARA A PENSAR MAIS SOBRE NOSSO PLANETA, E COMO NÓS HUMANOS ESTAMOS DESTRUINDO ESSA CASA QUEE PRA NÓS MESMOS MORARMOS. MAS COM ESSA CAMPANHA , FAITA PELA IGREJA VAI SER BOM PRA LEVARMOS MAIS A SERIO.E CUIDARMOS MELHOR DESSE NOSSO PLANETA.
    PARABENS MESMO …

  • Muito bom eesse tema pois é um tema q deve ser depatido por todos nós poie estamos vendo muitas coisas qie estão acabando com o nosso meio ambiente q deve ser preservado para que todos nós tenhamos vidas saudáveis.

  • o planeta precisa de ajuda vamos ajuda-lo naum oluindo as ruas,cidades,rios,e matas e tmb naum cortando arvores!vamos colaborar para o planeta voltar a ser como era sem poluição com lindas mata!!

  • Concerteza essa campanha é muito intuitiva e vai despertar nas pessoas a vontade de preservar ” O nosso planeta “…
    A campanha foi muito bem elaborada,(a oração e o hino)…Ficou tudo muito interessante!!
    Vamos todos fazer nossa parte e cumprir nossos deveres com o nosso planeta…
    Meus parabéns…*-*…by: Naty

  • De mãe eu só tenho a que me gerou e Maria!
    Reproduzo seus apelos “não há nenhuma necessidade de se falar no sentido de “salvar” a terra, ou a proteger, evitando sujá-la ou até ensinando de como recolher latas ou lixos.
    É necessário limpar almas! Limpar corações!
    Deus está preocupado com este tipo de salvação!
    Com efeito, de que adianta ensinar a juntar latas e não ensinar a NÃO embriagar-se? Ensinar a colocar tocos de cigarros no lixo e não ensinar a Não matar-se?
    O mundo realmente prega errado: prega o consumismo, ainda que seja para a morte!
    não foi para isto que Jesus veio… Não foi para isto que Eu o perdi!”

    • Com certeza Carol, e como vc bem sabe a educação vem de “berço”, é em casa que se educa a não ser mau caráter, a não fumar, a não embriagar-se, a não roubar, isto é tarefa da família e q qq cidadão de bom senso, e não da igreja e da escola. Isso são valores morais que qq pessoa de boa família aprende dentro do seu lar, por mais q a igreja pregue, tenho dúvidas de que o cidadão irá mudar a sua conduta só por isso, já q ele dentro de sua prórpia casa pode ñ ter tido a orientação devida.
      Acho sim mto válida a campanha da CNBB, quem sabe as pessoas se conscientizam de coisas q deveriam ter sido aprendidas dentro de casa como poupar agua, limpar a casa com responsabilidade, economizar energia elétrica, reciclar lixo, etc.
      😉

    • Amiga Ana se o fato de cuidar do planeta não te atrai, lembre-se que Deus criou o mundo para que o homem não apenas cuidar, mas, dele tirar seu sustento pois o alimento vem da terra e o alimento que não vem da terra precisa do que vem da terra para também se alimentar.
      Toda criação de Deus deve ser cuidada tanto o homem como o planetae as demais.

  • É maravilhosa uma ação desta, dentro das comunidades,tendo em vista, que a questão ambiental é um problema de proporções gigantescas e para resolve-lo é necessário por parte de cada habitante,ações que visem a solução deste problema.Isto só ocorrerá se todos os inconcientes forem conscientizados.

  • Se todas as pessoas soubessem viver em um ambito agradável,sem denegrir o meio bioloógico,talvez as coisas não se encontrassem no nível de degradação de hoje!

  • O ser humano é o respnsável por todas as coisas que aconteçe hoje no nosso planeta, ele destrói a natureza, a polui e hoje ela nos dá a sua resposta. O homem foi o únco animal que criou a sua propria moradia.. prédios, civilizações, cidades consequentemente, abriu espaço para seus próprios desejos, e esqueçe dos animais, das árvores, ou seja sua própria vida. Que esse ano, com a camapanha da fraternidade, todos nós possamos nos conscientizar, e fazer nossa parte, para tentar reverter esse quadro alarmante. Que Deus nos ilumine e tenha piedade de todos seus filhos ! Amém ;

  • NOSSA MAE TERRA SENHO GEME DE DOR NOITE E DIA SERA DE PARTO ESSA DOR!OU SIMPLESMENTE AGONIA! VAI DEPENDER SO DE NOS. VAI DEPENDES SO DE NOS! DEVEMOS ACORDAR E NOSSA MISSA AJUDAR NOSSA MAE TERRA POIS ELA QUE NOS CUIDA!

  • somos todos capazes de fazer o melhor para o nosso planeta, resta nos unirmos e darmos nossa contribuição porque dele dependemos.

  • SE DEUS VEZ A NATUREZA NO MUNDO E PRA SER PRESERVADA NAO PARA DESTRUIR SE NAO OUVER A NATUREZA NA HA VIDA NO MUNDO GENTE VAMOS FAZER A NOSSA PARTE VAMOS PRESERVA O MEIO AMBIENTE

  • essa campanha é otima porque as pessoas acham que jogando lixo nas ruas e nos rios não iram prejudicar o nosso planeta, e servirá para elas enchergarem como o aquecimento global é grave. por isso eu gostei muitoo e vamos ajudar o nosso planeta, viu!!!

  • concordo com muitas pessoas que a campanha deste ano é muito boa, pois com este tema podemos abrir os olhos das pessoas para que elas percebam que um simpel gesto pode mudar o planeta,estou nessa!

  • Oii eu sou nicole tenho 14anos e venho aq falar um pouco da campanha,bom a campanha da fraternidade 2011,foi otima graças a deus, e espero q as pessoas terem refletido sobre o tema e o lema da campanha e que cuidem mas do planeta,como diz o tema ‘fraternidade e a vida no planeta”, entao cuidem pessoal, do nosso planeta, e juntos consigueremos melhoras para o meio ambiente e pro nosso proprio mundo.bjus

  • “A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011” VAI AJUDAR PARA QUE AS PESSOAS COMPREENDEREM MELHOR QUE TODOS TEM QUE FAZER A SUA PARTE PORQUE O NOSSO PLANETA PRECISAR DA NOSSA AJUDAR TEM GENTE QUE PERGUNTA HÁ MAS COMO EU FAÇO ISSO?
    É SÓ NÃO JOGAR LIXO NAS RUAS,NÃO POLUIR OS RIOS,ETC…
    Tá vendo pequenas coisas fazem a diferença!!!

  • Foi uma campanha muito bonita e que com certeza nos alertou muito a respeito do que nos espera caso não mudarmos logo nossas atitudes para com a natureza!!
    Pena que não foi uma campanha ecumênica, o que penso de deferia ter sido, afinal de contas cuidar do meio ambiente não é um dever só do católico e sim de todos os fieis, crentes em DEUS!!!
    Beijo no coração de todos!!!

  • Venho humildemente pedir orações. Para que Deus tenha piedade e olhe por mim neste momento difícil. Pois minha noiva terminou o nosso noivado após 7 anos de namoro. Peço que Deus nos dê força e toque nossos corações para concebermos uma família santa. Orem por mim e pela ………………………a por favor irmãos. Peço que Deus abençoe todos os casais para que não passem por isto.

  • Foi uma das melhores campanhas que a fraternidade já realizou em todo tempo. parabens estamos juntos nessa. Vamos nos mobilizarmos o máximo que pudermos, pessámos a todos qeu fassam a mesma coisa.

  • Que está campanha mostre a todos a importancia de cuidar do meio ambiente,e que a fraternidade e o companheirismo nos acompanhe e nos ajude nessa batalha……..

  • A Campanha da Fraternidade consiste em conscientizar e fazer algo para que o ser humano tenha consciencia de sua responsabilidade do bem comum, no qual esse tema “fraternidade e Vida no Planeta” nos faz refletir sua criação e nossa missão de preserva-la citado no livro do Geneses, pois é biblico. E para que isso aconteça o homem precisa estar com o coração aberto para Deus.

Deixar 1 Comentário

Captcha