Como dar banho no seu bebê

A hora do banho é uma das preocupações de toda mãe de primeira viagem. Há cuidados que você precisa tomar e estar atenta para que a higiene dele seja perfeita. Mas calma que a hora do banho não significa somente preocupação; esta é uma hora de relaxamento e até mesmo diversão. Confira algumas dicas para a hora do banho do seu bebê.

Saiba como dar banho ao seu bebê?

O primeiro passo é você escolher o local do banho; preste atenção, pois ele precisa ser perto do lugar onde você vai trocar e vestir o bebê para que ele não se resfrie ou fique muito tempo exposto ao choque térmico.

O ideal é que você faça as duas coisas no mesmo ambiente e que este seja um local fechado sem correntes de ar. Tudo bem quentinho para ele aproveitar bem essa hora do banho.

Antes de começar o banho você deve deixar tudo preparado: pegue tudo o que vai usar no banho como toalhas, saboneteira, banheira e tudo aquilo que você usará durante e após o banho, como as fraldas, roupinhas, luvas, álcool para limpar o umbigo (se ele for recém-nascido) e etc.

Para o banho procure usar produtos recomendados pelo pediatra, shampoo, sabonete, loção corporal devem ser de qualidade e de marcas conhecidas.

Sempre lave bem as mãos antes de tocar no seu bebê, pois ele é bem frágil ainda. Sempre fique com as unhas curtas. Antes de começar o banho remova todas as sujeiras do bumbum do seu filho com um chumaço de algodão umedecido.

Verifique a temperatura da água antes de colocar o bebê nela, deve estar nem muito quente, nem fria; ligeiramente morna a cerca de 36º ou 37ºC. A banheira deve ter entre 5 e 7cm de água. Depois de tudo pronto começa a parte gostosa desse horário: a interação entre vocês.

Comece conversando com ele, bem calmamente para que ele não se assuste com a água. Vá lavando o rosto e passe as mãos molhadas pelos olhos – sem sabonete ou sabão; ele ainda não precisa disso no rostinho nem nos olhos.

Em seguida lave toda a pele do rosto com movimentos suaves. Passe para o resto do corpinho, braços e pernas e termine com o bumbum. Use o antebraço para apoiá-lo e deixar ele mais seguro e para que você não tenha medo de derrubá-lo ou de machucar.

Sempre dê os banhos nos horários mais quentes do dia para ele fiquei mais calmo e satisfeito e aproveite ao máximo o banho. Após o banho você vai secar ele inteiro e não se esqueça das dobrinhas para que ele não fique com assaduras. O umbigo deve ser limpo com álcool 70%, suavemente.

Antigamente usava-se talco nos bebês hoje em dia os pediatras não recomendam, entretanto há excelentes loções corporais para o seu bebê, peça para que o pediatra dele lhe indique a marca mais adequada ao seu bebê! Peça também a indicação de um bom creme para assaduras!

Após enxugar cuidadosamente o bebê é hora de vesti-lo, daí a importância de você ter tudo a mão, para não deixa-lo muito tempo sem roupa. Vista-o calmamente e dê preferência por roupas fáceis de vestir e confortáveis, compatíveis com a estação do ano (outono, inverno, verão ou primavera); ou seja vista seu bebê de acordo com a temperatura!

Pronto, agora é só pentear o cabelinho do bebê com uma escova de cerdas macias, e limpar as orelhinhas com um cotonete macio.

Veja o vídeo – Banho do bebê recém-nascido

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO