No que se refere a jogos e passatempos, preferencialmente onde a criança utiliza uma caneta e um papel, tudo é válido para aguçar a perspicácia e inteligência da criança.
Há muitas brincadeiras antigas como por exemplo o jogo da velha que fez sucesso nas gerações passadas e continua a fazer sucesso entre as crianças de hoje.
O jogo da velha ou jogo do galo como é conhecido em Portugal, é um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido.
História do Jogo da Velha
O seu nome Jogo da Velha originou-se na Inglaterra quando mulheres ao fim de tarde se reuniam para tomar o chá, bordar e brincar. O jogo da velha era jogado pelas senhoras de mais idade já que as mesmas não enxergavam bem, e não podiam então realizar seus bordados; a opção de diversão então era o Jogo da Velha.
Mas muita gente acredita que a origem do jogo seria ainda mais antiga, pois foram encontrados tabuleiros escavados em rochas em templos do antigo Egito, que provavelmente foram feitos por escravos há mais de 3.500 anos atrás.

Regras do Jogo da Velha
- O tabuleiro é uma matriz de três linhas por três colunas.
- Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (O) e um xis (X).
- Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia.
- O objectivo é conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal , e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.
- Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos.
Se os dois jogadores jogarem sempre da melhor forma, o jogo terminará sempre em empate.
A lógica do jogo é muito simples, de modo que não é difícil deduzir ou decorar todas as possibilidades para efetuar a melhor jogada – apesar de o número total de possibilidades ser muito grande, a maioria delas é simétrica, além de que as regras são simples.
Por esse motivo, é muito comum que o jogo empate (ou “dê velha”).
- Ganhar: Se você tem duas peças numa linha, ponha a terceira.
- Bloquear: Se o oponente tiver duas peças em linha, ponha a terceira para bloqueá-lo.
- Triângulo: Crie uma oportunidade em que você poderá ganhar de duas maneiras.
- Bloquear o Triângulo do oponente
- Centro: Jogue no centro.
- Canto vazio: jogue num canto vazio.
Vídeo – Técnica de como nunca perder no jogo da velha
Recomendamos: As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças