InícioBrincadeirasAreia caseira, como preparar?

Areia caseira, como preparar?

Publicado em

Esta é uma brincadeira simples e rápida de preparar! Caso não tenha preparado nada no dia anterior e precisa que o seu filho fique entretido e focado durante um bom tempo, esta é a solução. Misturar farinha de trigo e óleo e voi lá!

Esta mistura resulta numa areia muito deliciosa e fofa e que dá para moldar e trabalhar.

Em vez de usar óleo de cozinha normal pode usar, se tiver, óleo para bebê. Porque além de deixar um cheirinho magnifico, fica muito bom ao toque e sabemos que não vai agredir a pele. Com óleo de girassol a consistência também ficou perfeita, só perdeu um pouco da textura sedosa e do perfume. A vantagem do óleo de cozinha é não ser tóxica, o que é uma boa opção para crianças que colocam tudo na boca.

Na fase em que as crianças são mais pequenas elas valorizam mais as atividades sensoriais então para eles a maior diversão é sentir as texturas.

Pode colocar um alguidar ou uma travessa funda e fazer a misture. É só juntar 8 medidas de farinha de trigo e uma medida de óleo (o que preferir).

Junte também para enriquecer ainda mais esta brincadeira alguns brinquedos de areia para ampliar as possibilidades e para estimular a coordenação motora.

Esta atividades são sempre um sucesso!

Algumas dicas:

Pode convidaros meninos para ajudar a preparar esta atividade se já tiveram idade, sempre dá para explorarem os ingredientes.

Se tiver um dia de calor deixe os pequeninos brincarem com pouca roupa que ainda aumenta o estimulo sensorial.

Pode usar brinquedos de praia, carrinhos ou mesmo utensílios básicos como colheres, copos e potinhos. Todos eles ajudam a desenvolver a coordenação motora.

A última dica é colocar uma toalha ou lençol como base e explique que a atividade deve acontecer apenas naquele espaço.

Atenção!

Não é recomendado para crianças que possam colocar grandes quantidades na boca, porque apesar de não serem tóxicos podem engasgar. Supervisão sempre!

Principais estímulos

  • Tato, visão e olfato
  • Concentração
  • Coordenação motora
  • Imaginação. Com areia, a criança cria brincadeiras e cenários.

Guardar a areia e voltar a usar!

A areia pode durar vários dias, basta guardar em um recipiente fechado. Mas só use novamente se estiver limpinha e com a consistência preservada. E atenção na data de validade dos ingredientes.

Pode interessar-lhe também:

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados