InícioBebêsQuando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Publicado em

Chega uma hora que é inevitável você precisa tirar a mamadeira do seu pequeno bebê.

Esta é uma tarefa complicada, mas você precisa se manter firme para que ele largue o objeto de desejo dele.

Às vezes o apego da mamadeira nem é por parte do seu filho, mas sim de você; afinal ela é fácil de preparar, não faz sujeira, não derruba e ainda te mantém em contato com o bebê, apesar dele se tornar mais independente a cada dia, a mamadeira faz que você lembre que ele ainda é um bebê.

Quando tirar a mamadeira ao meu bebê?

Mas você sabe que chega uma hora em que você e seu filho precisam dizer adeus à mamadeira. Segundo os pediatras, a idade ideal para que ele largue a mamadeira é entre os 12 até os 18 meses.

Mas acontece que a maioria das mães adia esse processo até quase os 3 anos de idade. O ideal é que você tire o mais rápido possível a mamadeira, já que quanto mais tempo demorar, pior vai ser essa separação.

Tudo isso sem contar o risco para a saúde bucal do seu filho, já que a mamadeira faz com que ele fique com resíduos de açúcar em volta dos dentes provocando as cáries. A transição para o copo é algo tranquilo, mas evite fazê-lo num período de transição como a mudança de casa ou a chegada de um irmão, isto pode traumatiza-lo.

Dicas para tirar a mamadeira ao seu bebê

A dica é começar com calma e muita paciência. Entre os 6 aos 9 meses comece a familiarizá-lo com o copinho, mesmo que vazio – isso vale para qualquer idade.

Por três dias, mais ou menos, mostre o copo para o seu filho e explique que a partir de agora ele vai começar a usá-lo para beber o que quer que seja. Uma boa ideia é você também beber junto com ele no copo, assim ele se sente mais seguro e começa a te imitar.

Nunca tente tirar a mamadeira à noite, já que é nessa hora que ele fica mais irritado por estar com sono. O ideal é começar a transição para o copo durante o dia. Caso ele faça manha ou chore pedindo a mamadeira, diga que ele só pode tê-la à noite. Vá tirando devagar a mamadeira, cada dia você aumenta o número de vezes que ele terá de usar o copo.

Outra coisa que não se deve fazer é jogar todas as mamadeiras no lixo enquanto ele dorme; isso só o deixará aflito. A melhor maneira de fazer essa transição é envolver a criança e deixar que ela mesma perca o interesse pelo objeto e o descarte sozinho.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Segurança das crianças na Internet – O que deve saber

Como toda criança antenada em novidades e tecnologia certamente seu filho passa horas navegando...

Mais artigos relacionados