O Feng Shui tem sido muito utilizado na decoração em especial na decoração do quarto do bebê.
O quarto é o primeiro local que vai receber o seu bebê logo após ele sair da maternidade, e o local precisa estar em plena harmonia, já que é aqui que o seu bebê e você vão ficar a maior parte do tempo, ou seja, quanto mais aconchegante e receptivo o local for, melhor para o seu bebê e para você; já que ambos se sentirão a vontade no quarto e poderão desfrutar de bons momentos juntos.
Tudo isso não significa que você deva gastar ‘rios’ de dinheiro na decoração ou encher o local com brinquedos e penduricalhos diversos. Para harmonizar o ambiente você deve usar sempre a técnica do menos é mais. Essa é uma das premissas do Feng Shui.
Dicas de decoração e automação para o quarto do seu bebê:

Você deve estar se perguntado o que é o Feng Shui?
Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que visa a harmonização dos ambientes e que pretende conservar as influências positivas que supostamente já estariam presentes no local; ou redirecionar as energias negativas que possam existir, de modo a beneficiar os moradores ou utilizadores do quarto, sala, cozinha ou outro cômodo qualquer da casa.
Para seguir essa técnica você deve deixar o ambiente alegre, arejado e suave. Para você ter ideia de como a decoração do quarto é importante, se algo não estiver correto, a criança pode ter irritação, insônia ou choro incessante. Um quarto harmonizado e com boas energias pode fazer maravilhas para o seu bebê.
O Feng Shui diz que se alinhando os espaços de acordo com as forças da natureza, as energias serão equilibradas entre as pessoas e os ambientes. Algumas simples dicas podem ajudar a harmonizar o ambiente. Mas se você procura uma orientação mais especifica tem que procurar um especialista.
Por exemplo, pendurar uma foto sua e do seu marido no quartinho do bebê é uma forma de transmitir amor e segurança para ela. Outra dica é não deixar o berço de costas para a porta, ninguém gosta de ser pego de surpresa no próprio canto.
Prefira também os berços com cabeceira inteiriça e não os modelos vazados, já que são muito mais seguros e protegem melhor a criança contra correntes de ar.
Os objetos em cima da cabeça dos bebês também não são uma boa ideia, eles assustam o seu filho e sufocam as energias. Se quiser pendurar algo, faça-o nas prateleiras e em cima da cômoda. O móbile pode ficar ao lado do berço.
Outra dica é usar materiais naturais, quanto menos industrializados melhor. Use tecidos 100% algodão para evitar alergias. O piso pode ser de madeira e a tinta da parede a base de água. No Feng Shui as cores são importantes, dado que algumas delas estimulam as energias e podem provocar inquietação no bebê. Veja: Os significados das cores
As cores mais aconselhadas são:
Verde: traz saúde, equilíbrio, harmonia e crescimento. Para Cris, é uma ótima opção para os pais que não querem saber o sexo do bebê.
Lilás: é uma cor relaxante. Prefira usá-la nos detalhes, combinada ao verde, por exemplo.
Rosa: é o tom do amor. Tem propriedades relaxantes e pode ser combinada ao verde ou ao branco.
Azul: contém o elemento água, que é pura emoção. Ele acalma, tranquiliza e traz paz. Faz ótima combinação com o branco, que traz frescor e clareza.
Caso você queira algo mais elaborado pode solicitar a um especialista em Feng Shui um projeto especifico para o quarto do seu bebê, ou outro cômodo qualquer da casa que você queira harmonizar!
Alguns especialistas dizem que se a harmonização do Feng Shui for feita corretamente sua vida pode mudar totalmente para melhor, inclusive melhorando seu sono, sua saúde, seu bem estar e até mesmo sua vida financeira.
Esta é uma excelente forma de receber seu bebê na nova casa! Tudo preparado com muito carinho e a pensar no bem estar dele. 😉
Pode interessar-lhe também:
- Como Decorar o Quarto de um Adolescente
- Decoração de Quarto de Bebe
- Dicas de Decoração para Quarto de Meninos