InícioEducaçãoAs crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Publicado em

Televisão, vídeo-game, computador. Tudo isso é muito sedutor para seu filho e você já percebeu isso. Mas deixá-lo horas a fio sentado na frente desses aparelhos não é uma boa ideia. Criança precisa brincar e se movimentar.

Crianças: Exercícios físicos ou esportes?

Faça o seu filho se mexer! Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono muito melhor o que é importantíssimo para que ele tenha disposição para aprender.

Mas calma que estamos falando de atividade física e não exercícios físicos; existe uma grande diferença entre os dois. O exercício são aulas de futebol, natação, etc; já a atividade física é a brincadeira de bola, com regras e tempo estabelecidos pelas próprias crianças.

Hoje em dia há muitas crianças fazendo exercícios que tem uma carga de responsabilidade muito grande, com regras e limites, o que deixa a criança desmotivada e ela acaba desistindo.

O melhor mesmo é deixar seu filho brincar livremente, sem regras ou horário certo. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento da Educação Física revela de uma entre quatro crianças abandona o esporte antes mesmo de fazer 12 anos. E certamente você não quer ver seu filho desestimulado a praticar esportes não é?! Assim como tudo que ele faz, precisa sentir prazer e se divertir; só assim ele vai aprender e se interessar.

Você pode deixar que ele vá às aulas de natação, futebol, dança durante a semana, mas sem pressão; veja se ele realmente quer praticar esse esporte. De final de semana deixe-o fazer aquilo que quiser como jogar bola. Você também pode participar e se juntar a ele, já que as brincadeiras em família são as atividades mais motivadoras que existem.

Além da família se divertir junta, vocês praticam atividades físicas juntos e cuidam do corpo e da mente; você aproveita também para ensinar seu filho o quanto é bom brincar e se exercitar sem necessariamente ter regras e horários fixos. Deixe a responsabilidade um pouco de lado e mostre o quanto é bom cuidar do corpo.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Segurança das crianças na Internet – O que deve saber

Como toda criança antenada em novidades e tecnologia certamente seu filho passa horas navegando...

Mais artigos relacionados