A Poinsettia (Poinsétia) é também conhecida popularmente como flor-do-natal ou estrela-do-natal, no Brasil pode ser também conhecida como bico-de-papagaio ou rabo-de-arara. Trata-se de uma flor de rara beleza e originária do México. Tem como nome científico a designação de Euphorbia pulcherrima, que significa “a mais bela (pulcherrima) das eufórbias (género de plantas da família Euphorbiaceae)”.

O nome Poinsétia (Poinsettia, em inglês) é uma homenagem a Joel Roberts Poinsett, primeiro embaixador dos Estados Unidos no México, e responsável pelo envio de algumas mudas da planta para serem cultivadas em sua casa nos Estados Unidos, no ano de 1829. Ao se aperceber que a planta se desenvolvia com facilidade, Joel Roberts Poinsett ofereceu muitas destas plantas aos seus amigos que deram continuidade ao cultivo da espécie. Robert Buist, dono de um viveiro, foi um dos amigos que apaixonado pela beleza da flor, decidiu comercializa-la e não sabendo seu nome científico decidiu batiza-la de Euphorbia poinsettia, em homenagem ao amigo embaixador.

historia-da-flor-de-natal-Poinsettia

       Poinsettia- Foto de Scott Bauer – Image Number K7244-16 (Wikipédia)

A Poinsettia floresce no solstício de Inverno (no hemisfério norte) que coincide com a proximidade do Natal, daí a flor estar relacionada ao Natal e ser muito utilizada como decoração natalina.

Uma lenda mexicana narra a história de Pepita, uma pobre menina que desejava a altura do Natal, oferecer uma prenda ao Menino Jesus, como não tinha recursos para oferecer algo que julgasse valioso diante do amor que tinha por Jesus, pediu ajuda ao seu primo, que a acompanhava a caminho da igreja. Pedro, disse-lhe então que o tamanho ou valor da oferta não era importante, que o significado maior era o amor que depositavamos no ato de oferecer a prenda. Pepita, convencida disso, passou todo o caminho a recolher pequenas flores do campo, para oferecer ao Menino Jesus. Ao chegar a igreja, Pepita olha para o singelo ramalhete de flores do campo que conseguiu formar durante o trajeto, e desabava a chorar ao aperceber-se de que o ramalhete não era nada bonito, como ela sonhava que fosse. Entretanto, deposita todo o amor de sua alma naquela oferta, e oferece o ramalhete à Jesus. Quando imediatamente aos olhos de todos os que estavam presentes, as flores se tornam grandiosas, e com um vermelho vibrante. O povo então declara o acontecimento como um milagre. Por isso e segundo esta narrativa a Poinsettia passou a ser chamada a flor de Natal.

Especialistas sugerem que se tenha cuidado no manuseio da Poinsettia, já que a mesma contém uma seiva leitosa constituída por um tipo de látex irritante, que pode ocasionar inflamações na pele e mucosas, dor e comichão, podendo causar também irritação nos olhos, lacrimejamento, inchaço das pálpebras e dificuldades na visão. Bom lembrar que a maioria das euforbiáceas, família de que a poinsétia faz parte, são altamente venenosas, portanto mantenha longe de crianças e animais.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de