Início da vida Escolar

Não é somente o seu filho que vai sentir dificuldade. O início da vida escolar é complicado para ambos.

Afinal de contas você vai deixar seu pequeno em um local estranho, com pessoas que você não conhece. Mas lembre-se que esse momento é tão importante para ele quanto para você.

Como agir com os filhos no início da vida escolar

Não existe uma hora certa para você mandá-lo para a escola. Saiba também que não adianta tentar retardar esse processo; um dia você tem que deixá-lo ir. O medo e a insegurança estarão presentes em qualquer idade.

E como essa separação não é fácil, com certeza pode acontecer de seu filho não querer ir para a escola.

O importante nessa hora é ter calma e nunca omitir para a criança para onde ela está indo; nada pior nessa hora do que a sensação de que ela está sendo enganada.

Ela deve confiar que você está fazendo o melhor para ela, que é uma questão de evolução natural e que independente de qualquer coisa você sempre estará presente para apoiá-la.

Você também não pode ter pressa em fazer com que seu filho se acostume com a escola. Tem que sempre respeitar o tempo dele, aos poucos ele vai se acostumando com esse novo ambiente.

Pode levá-lo alguns dias por semana ou por curtos períodos, até que ele acostume e se sinta seguro.

É bom que quando você for escolher uma escola para ele, tenha calma e cuidado para não frustrar com as suas expectativas nem com as dele. Se o local for próximo de casa e ainda indicado por pessoas próximas, pode ajudar nesse processo de adaptação, já que não haverá desgaste no deslocamento, o que deixa a escola muito mais interessante para seu filho.

Outro ponto que você não pode esquecer é que nesse momento de mudanças e separação, é que você não deve deixar que outra pessoa o leve para a escola.

Ele precisa perceber que você estará perto para ajudá-lo neste momento de transição. Dê todo o apoio que ele precisar até que esteja totalmente adaptado. 🙂

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ