InícioEducaçãoComo agir com os seus filhos no início da vida escolar

Como agir com os seus filhos no início da vida escolar

Publicado em

Não é somente o seu filho que vai sentir dificuldade. O início da vida escolar é complicado para ambos.

Afinal de contas você vai deixar seu pequeno em um local estranho, com pessoas que você não conhece. Mas lembre-se que esse momento é tão importante para ele quanto para você.

Como agir com os filhos no início da vida escolar

Não existe uma hora certa para você mandá-lo para a escola. Saiba também que não adianta tentar retardar esse processo; um dia você tem que deixá-lo ir. O medo e a insegurança estarão presentes em qualquer idade.

E como essa separação não é fácil, com certeza pode acontecer de seu filho não querer ir para a escola.

O importante nessa hora é ter calma e nunca omitir para a criança para onde ela está indo; nada pior nessa hora do que a sensação de que ela está sendo enganada.

Ela deve confiar que você está fazendo o melhor para ela, que é uma questão de evolução natural e que independente de qualquer coisa você sempre estará presente para apoiá-la.

Você também não pode ter pressa em fazer com que seu filho se acostume com a escola. Tem que sempre respeitar o tempo dele, aos poucos ele vai se acostumando com esse novo ambiente.

Pode levá-lo alguns dias por semana ou por curtos períodos, até que ele acostume e se sinta seguro.

É bom que quando você for escolher uma escola para ele, tenha calma e cuidado para não frustrar com as suas expectativas nem com as dele. Se o local for próximo de casa e ainda indicado por pessoas próximas, pode ajudar nesse processo de adaptação, já que não haverá desgaste no deslocamento, o que deixa a escola muito mais interessante para seu filho.

Outro ponto que você não pode esquecer é que nesse momento de mudanças e separação, é que você não deve deixar que outra pessoa o leve para a escola.

Ele precisa perceber que você estará perto para ajudá-lo neste momento de transição. Dê todo o apoio que ele precisar até que esteja totalmente adaptado. 🙂

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados