Uma das brincadeiras de Natal mais conhecida é o Amigo Oculto. Ter a família reunida para celebrar esta data é muito especial. Sem contar a comilança maravilhosa, que vai desde o famoso Peru até aquele pavê maravilhoso que sempre vem acompanhado de uma boa brincadeira: “é para ver ou para comer”? Toda família tem aquela pessoa que adora fazer esta brincadeirinha, não é verdade?
A diversão pode até estar garantida entre os adultos, mas as crianças não se contentam apenas com um jogo só; elas precisam de muito mais! Caso contrário, ficarão grudadas no celular. Para isso vamos te ajudar com algumas dicas de como deixar as crianças felizes e entretidas enquanto o Papai Noel não chega.
As melhores brincadeiras de Natal para uma noite feliz
Aqui não interessa se a sua família é grande o pequena. O que importa é estarem todos reunidos, com muito amor e alegria. As brincadeiras podem ser organizadas com antecedência ou mesmo de surpresa, para que todos tenham uma noite bem diferente e que ultrapasse as expectativas. Insista para que todos participem, pois gargalhadas não irão faltar.
1. Amigo Invejoso
Esta é uma brincadeira bem parecida com o Amigo Oculto. Porém, aqui valem apenas lembrancinhas engraçadas. Cada um dos convidados deve comprar algo bem baratinho para poder colocar na mesa.
O mais legal é trazer alguns presentes que as pessoas vão disputar, como por exemplo, uma caixa de bombom. Ou que vão detestar, como aqueles relógios de plástico que fazem “tic-tac” bem alto.
Como jogar
Escreva o nome dos participantes em papel, dobre e coloque num saco para sortear. O primeiro tira um nome e fala em voz alta. Esta pessoa vai até uma mesa que tem todos os presentes (embrulhados) e sem tocar, escolhe um para abrir. Sorteia-se novamente e a pessoa escolhida faz o mesmo processo.
Depois de abrir o presente, a pessoa poderá escolher se deseja trocar ou não, com quem já abriu. Repete-se tudo, até o último sorteado escolher com qual presente quer ficar.
2. Caça ao Tesouro
Que tal esconder alguns presentes extras pela casa? As crianças (e os adultos) vão adorar. E não precisa ser nada caro! O que vale é a intenção, a brincadeiras de Natal e a diversão no fim das contas.
Como jogar
Faça bilhetinhos indicando o local e deixe que as crianças encontrem as dicas. Você pode esconder algumas pistas faltas ou caixas vazias para aumentar a diversão. Depois que eles acharem o tesouro, a recompensa pode ser alguma guloseima.
3. Exposição de Natal
Outra atividade que pode render um pouco de bagunça, mas vai garantir um bom entretenimento. Você pode escolher o tema ou deixar com que os pequenos soltem a imaginação e façam trabalhos surpreendentes.
Como jogar
Pegue algumas revistas antigas, papel sulfite, lápis, canetinha, cola, tesoura (sem ponta), cordões e barbantes e peça para as crianças fazerem colagens. Ou ainda aproveite materiais recicláveis para esta brincadeira de Natal.
Peça para que eles reproduzam aquilo que querem ganhar de presente. Assim eles usam a imaginação e gastam uma boa parte do tempo pensando em como construir o tão sonhado brinquedo.
Vale qualquer tipo de material, inclusive recicláveis para que eles transformem em obras de arte. Num determinado momento da festa, faça uma exposição e peça para que cada um deles apresente a sua arte.
4. Túnel do Tempo

Que tal aproveitar as lembranças dos familiares mais velhos que estarão presentes na festa e pedir para que eles ensinem as crianças quais eram suas brincadeiras favoritas? Pode ter certeza que serão muitas as opções de brincadeiras de Natal e todos poderão entrar na roda.
Como jogar
Você pode comprar um peão e pedir para quem já brincou mostre como se faz e ensine os mais novos. Outras opções são o dominó; bolinha de gude; amarelinha; passa anel; peteca e muitos outros. Coloquem a cabeça para funcionar e relembrem os velhos tempos com a juventude.
5. Coral Natalino
Junte as crianças e os adultos para ensaiar um coral. Não precisa ser nada muito profissional, o que vale é a diversão. Escolham a música que vocês querem cantar (pode ser uma natalina clássica ou outra de preferência).
Como jogar
Escreva a música (ou coloque em um computador ou celular) e peça para que a meninada ensaie. Um pouco antes do Natal, para abrir o apetite, organize a apresentação para todos ouvirem!
6. Papai Noel mandou
Essa é muito no estilo “pagar mico” e fazer com que todos deem muitas gargalhadas. Uma excelente opção de brincar no Natal que pode envolver todos os familiares e não apenas as crianças.
Como jogar
Prepare uma caixinha com atividades divertidas, coloque dentro dela papéis contendo o que cada pessoa deverá fazer, fecha-a bem.
Alguns exemplos são: imitar um gato, imitar um animal ou uma pessoa da festa, pular numa perna só, cantar uma musica bem engraçada, ficar mudo e tentar fazer com que alguém diga o seu nome para voltar a falar e muitas outras opções. Seja criativo!
7. Mímica
Mais um clássico dentre as brincadeiras de Natal, mas com um toque especial. A ideia é fugir do óbvio como imitar animais. Por isso, prepare-se para ser criativo, pois terão que escolher um enfeite, objeto ou personagem relacionado com o Natal.
Como jogar
Em um caixinha ou saco para sorteio coloque as opções (árvore de Natal; rena Rudolph; duendes; Papai Noel; guirlanda e muitos outros). Se quiser, determine um tempo ou então a pessoa só pode parar, quando alguém adivinhar.
Você também pode apostar em outros clássicos como:
- Bingo;
- Jogos de Tabuleiro;
- Batata Quente;
- Trívia Natalina;
- Imagem e Ação (e muito mais)
Experimente também outras brincadeiras antigas para crianças, super viciantes e que relembram os tempos antigos.
E então, o que achou destas brincadeiras de Natal? Com certeza vão incrementar a sua noite e torná-la super divertida. Caso prefira, alguns dias antes pergunte as crianças (e suas mães) quais são as brincadeiras que eles mais gostam (fora dos vídeo games e celular) para fazer algo bem personalizado. Ou até mesmo use muita imaginação e inventem brincadeiras.
Participe você também e divirta-se a valer com todos reunidos em clima Natalino!