planejar o natali

Eu costumo dizer que tudo que não é planejado antecipadamente, quase sempre não corre bem, e o natal é uma das datas festivas que necessita de um planejamento antecipado.

Pensando nas dificuldades que temos nesta época do ano, decidi elaborar a minha lista pessoal de como planejar o meu natal de uma forma que as coisas possam correr bem, e que eu possa evitar os  ‘tropeços’ de última hora; tão comuns nesta época festiva.

Veja abaixo alguns itens que elenquei e que considero importante,  pode ser que alguns deles possa te ajudar a se organizar também:

Decida onde é a festa de natal

Em sua casa?

Primeiro passo importante, decidir se a festa de natal será em sua casa, na casa da sua mãe, da sua sogra, da sua irmã ou de outro parente.

Se for em sua casa, outro  ponto a definir é que tipo de comemoração será o seu natal, grande ou pequena. Pense, que tipo de festa você deseja realizar?

Se for em sua casa há alguns pontos importantes a serem observados:

  • Estabeleça o número de pessoas que serão convidadas.
  • Estabeleça o limite de gastos com comidas e bebidas.
    • O que servir? Prepare o cardápio.
    • Quais bebidas serão servidas? Refrigerantes, água, cerveja, champagne, licor, vinho, etc.
    • Quais sobremesas devo fazer? Pudim, bolo, sorvete?
  • Faça o convite por escrito, e solicite confirmação do convidado. Os convites devem indicar a hora de início e final da festa e também deve mencionar o tipo de comida que será servida.
  • Para facilitar a sua vida compre tudo descartável, copos, talheres, pratos, guardanapos, etc.
  • Prepare a casa para receber os convidados, limpe a sala de estar, banheiros, e cozinha.
  • Crie um clima aconchegante, coloque luzinhas pela casa, acenda velas natalinas nos cantos essenciais da casa.
  • Não esqueça do fundo musical, com músicas natalinas. A noite e o dia de natal, são dias de paz e tranquilidade para todos.
  • Faça o possível e o impossível para que tudo esteja pronto antes da chegada dos convidados, não é elegante ficar cozinhando, ou lavando pratos enquanto deixa a visita na sala a sua espera.

Em casa de algum familiar

  • Veja se a anfitriã necessita da sua colaboração para alguma coisa.
  • Caso você tenha intimidade com a anfitriã, é de bom tom levar um prato salgado, ou alguma sobremesa.
  • Certifique-se se o convite é somente para você, seu marido e filhos, ou extensivo à outros familiares.

Quando aos presentes

A grande salvação quase sempre é o amigo secreto, onde cada pessoa sorteia uma outra pessoa, e compra somente um presente, porém lembre-se de que se em sua família existem vários membros, vários presentes deverão ser comprados. Programe seu orçamento.

Que tal fazer você mesma os presentes ou, então, comprar produtos feitos por artesãs? É barato, original, e todo mundo adora receber uma prenda diferente e única.

Presente sustentável, que tal oferecer presentes como vasinhos de temperos e ervas especiais para culinária?

Em casa de amigos

Se for convidada para passar as festas de fim de ano na casa de alguém, lembre-se de no dia seguinte ou após alguns dias enviar uma mensagem de agradecimento, que podem ou não ser acompanhada de flores, ou uma caixa de bombons.

Por favor,  se você for convidada para passar as festas de fim de ano na casa de alguém, esteja atenta ao horário. Apesar de ser noite de festa, perceba quando é o momento adequado de se despedir,  ir embora e deixar que os anfitriões descansem.

Por fim, nunca dê o passo maior do que a perna. Se você não tem condições de proporcionar à sua família uma festa grande, ou convidar muitas pessoas, não o faça.

A pior coisa que existe é fazer uma festa e depois sair comentando com as pessoas quanto gastou, ou o trabalho que teve parar organiza-la!

Elegância cabe em qualquer situação, lembre-se disso! Afinal ninguém te obriga a  fazer algo que você não queira ou não possa, não é mesmo? 😉

Espero que estas dicas pequeninas possam te ajudar a ter um natal feliz e menos estressado!

Pode interessar-lhe também:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de