Alergias e asma - Porque o meu bebe tem um chiado no peito

Como é um chiado no peito?

É um pouco diferente para cada criança, mas a respiração ofegante geralmente produz um som musical assobiante enquanto o seu filho respira. Pode ser mais evidente na expiração.

Ás vezes, chiado parece estridente.

Você pode notar um chiado quando seu filho está respirando normalmente, ou apenas quando você coloca o ouvido próximo ao peito.

O que causa chiado?

As vias aéreas do seu bebê são os tubos que levam o ar para dentro e para fora de seus pulmões. Bebês e crianças pequenas são propensos a chiado porque essas vias aéreas são pequenas.

Pode ser difícil para os médicos identificar o que está causando um chiado.

Isso porque é comum em bebês e crianças pequenas, pode ir e vir, e isso pode acontecer por diferentes razões.

Aqui estão as causas mais comuns:

Chiado recém-nascido

Fungar ou ter o nariz tapado, grunhidos, bufos e assobios respiratórios são todos ruídos que você pode ouvir seu novo bebê fazendo.

Ela está se acostumando a respirar ar depois de nove meses em seu ventre.

Seu bebê vai se alimentar muito no começo, então ela tem que respirar pelo nariz. Ela pode ter um acumulo de muco normal no nariz, deixando-a respirando ruidosamente.

Isso não significa necessariamente que ela tenha uma infecção.

Tosses, resfriados e infecções no peito

É provável que seu bebê pegue muita tosse e resfriado em seus primeiros anos, já que seu sistema imunológico ainda está se desenvolvendo.

Muitas dessas infecções podem causar sibilos. Cerca de um terço das crianças pré-escolares estão com a respiração ofegante em algum momento durante a tosse ou o resfriado.

Os médicos chamam isso de chiado induzido por vírus.

O chiado pode ser mais perceptível se o bebê desenvolver uma infecção nas vias aéreas e nos pulmões (infecção respiratória baixa), como bronquiolite ou pneumonia.

Seu bebê é mais propenso a pegar bronquiolite entre três meses e seis meses de idade, mas é comum em crianças de até dois anos.

Bronquiolite geralmente começa como um resfriado leve. Em seguida, os sintomas se desenvolvem em leve febre, tosse persistente e respiração rápida e difícil alguns dias depois.

A bronquiolite é uma infecção viral, por isso não pode ser tratada com antibióticos. É melhor consultar o seu médico para um diagnóstico, para confirmar que é bronquiolite.

Desde que seu bebê esteja respirando confortavelmente e se alimentando bem, você poderá cuidar dela em casa.

A pneumonia, que é uma infecção dos pulmões, vem com uma tosse piorada que está seca ou trazendo muco. Pode levar a febre, chiado e respiração rápida e superficial.

A pneumonia pode ser mais grave do que a bronquiolite, por isso, se você tem medo de que seu bebê a tenha, leve-a ao médico para um diagnóstico.

Pneumonia é comumente uma infecção bacteriana, então seu bebê pode precisar de antibióticos para ajudá-la a melhorar.

Leia mais sobre Asma e bronquiolite na infância.

Asma e alergias

A asma é uma condição que faz com que as vias aéreas do seu bebê inchem e se tornem sensíveis.

Como resultado, os tubos de ar dela se estreitam, fazendo com que ela chie quando respira. Um chiado de asma costuma ser um som musical e assobiante.

A asma pode ser desencadeada por tosses e resfriados. Você pode notar seu bebê tossir mais à noite ou no início da manhã.

Como os bebês e as crianças pequenas ficam com tosses e resfriados, é difícil dizer com certeza se eles têm asma ou se têm sibilos induzidos por vírus.

No entanto, se seu bebê tiver chiado entre resfriados ou sibilos quando está ativo e respirando com mais intensidade, ela pode ter asma.

Se você ou outros familiares próximos tiverem asma e alergias, é possível que seu bebê seja propenso a isso. Seu bebê ou criança pode apresentar sintomas de asma se e quando:

  • Está exposto a substâncias que provocam alergias. Esses gatilhos incluem ácaros, pêlos de animais ou pólen.
  • Está exposto a fumaça, poluição ou ar frio.
  • Tem uma explosão de atividade ou exercício.
  • Tem um ajuste risonho, ou fica chateado e chora.

Veja o seu médico se achar que seu bebê ou criança tem asma. Se você achar difícil descrever os sintomas do seu filho, você poderá gravá-lo ou filmá-lo quando estiver com chiado e mostrar o seu médico.

Leia mais sobre asma em bebês.

Refluxo severo

O refluxo é muito comum em bebês. No entanto, se o seu bebê é um dos poucos que tem refluxo grave, chamado de doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE), ela pode ser um pouco ofegante.

A falta de ar pode continuar por alguns meses depois que ela se recuperou da DRGE. A maioria dos bebês melhora com a (DRGE) em cerca de 18 meses.

A (DRGE) pode causar irritação do foodpipe e isso também pode tornar as vias aéreas do bebê mais sensíveis.

Bebês que têm DRGE também são mais propensos a ter asma, então os dois juntos podem tornar o bebê propenso a chiado.

Leia mais sobre o refluxo.

Asfixia

Uma vez que seu bebê tenha idade suficiente para se movimentar, ela pode se deparar com um objeto pequeno e colocá-lo em sua boca. Bebês boca objetos para descobrir sobre eles.

Se o seu bebê estiver bem, mas de repente ficar ofegante, não conseguir fazer barulho e parecer incapaz de respirar, ela pode estar sufocando.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Insira o seu Nome