InícioBebêsAsma e Bronquite na Infância

Asma e Bronquite na Infância

Publicado em

Uma das doenças mais graves que podem atingir as crianças é a asma. E ela pode aparecer em qualquer idade e em qualquer situação.

A asma nada mais é do que um distúrbio inflamatório e crônico que atinge os pulmões.

A criança com asma apresenta chiado, falta de ar, pressão no tórax e tosse.

A asma já atinge 100 milhões de pessoas em todo o mundo e se não tratada ou se não tomar os cuidados necessários, ela pode ser fatal.

A asma não afeta só a saúde da criança, mas sim a  sua qualidade de vida, já que faz com que ela falte nas aulas e tenha visitas não programadas a hospitais ou ao médico.

Não há uma cura ainda para a asma, mas há um controle que é bem eficiente e permite com que a criança tenha uma vida normal.

A crise de asma começa com tosse, respiração curta, cansaço, chiado, suor no rosto, choro, inquietação e até mesmo vômitos ou ânsia causados pela tosse.

Quando o primeiro desses sintomas aparecer, deve ser tratado imediatamente com o medicamento que o pediatra receitar.

Tratando a asma desde os primeiros sintomas, o seu filho não corre o risco de ter uma crise forte e sofrer, já que a asma nem vai chegar a se instalar e você pode ficar despreocupada.

Então, o primeiro sintoma, por mínimo que seja deve ser acompanhado com atenção.

O tratamento é feito em duas etapas: um para quando aparecem o primeiro sintoma e outro para quando a crise já se instalou.

Por isso mesmo é ideal que você tenha os dois tipos de medicamentos sempre a mão. Não use receitas caseiras e siga a risca o que o pediatra prescrever.

E não adianta você medicar o seu filho com o mesmo tratamento do colega dele. Cada pessoa reage de uma maneira e precisa de um tipo de remédio especifico para a fase dos primeiros sintomas e da crise em si.

Às vezes, as crianças que tem asma, também apresentam outros problemas respiratórios como rinite alérgica.

Então cuidado com os ambientes com muito pó,  tenha o cuidado de manter o quarto da criança sempre limpo e longe de objetos que possam acumular pó e desencadear alguma crise de asma da criança.

Leia mais sobre Alergias e asma – Porque o meu bebe tem um chiado no peito

Bronquite na Infância

Outro problema respiratório e que atinge as crianças é a bronquite. Ela é um processo inflamatório que atinge a mucosa brônquica e que geralmente é procedida por uma infecção das vias aéreas superiores; ou seja, uma infecção no nariz.

A bronquite pode ser causada por um vírus, aquele mesmo que causa os resfriados. Geralmente a bronquite ataca  no inverno, já que é uma época seca e é propicia ao aparecimento e acumulo do pó, poeira.

Além dessas causas outros fatores como produtos químicos, fumo, tinta, infecções no dente, amígdalas e sinusite podem causar o aparecimento da bronquite.

A bronquite pode ser aguda; quando a criança tem tosse seca, com sensação de desconforto é que a bronquite aguda já se manifestou.

A bronquite não tem muitos sintomas primários, a não ser os roncos e o chiado no peito da criança.

O diagnostico é feito pelo pediatra durante uma das crises, ele ausculta o pulmão e nota os sons dentro do tórax; o raio-X é opcional, mas pode ser pedido para descartar pneumonia.

O tratamento da bronquite é mais no sentido de aliviar a febre, as dores no corpo e as secreções,  para que elas saiam mais facilmente e o pulmão fique livre.

A inalação também é usada para desobstruir os brônquios e fazer com que o catarro saia mais facilmente para a criança pode respirar melhor.

A prevenção da bronquite é feira com a limpeza adequada do cômodo onde o seu filho fica e o tratamento adequado desde os primeiros sintomas da bronquite.

Caso alguma crise aconteça, você pode usar desde antibióticos receitados pelo pediatra ou inalações para ajudar o seu filho a respirar melhor.

Geralmente a bronquite cessa em uma semana e a dificuldade que o seu filho tem em respirar melhora no terceiro dia após você começar a administrar os remédios.

Além da prevenção com a eliminação do pó e dos agentes químicos, muitos médicos recomendam a natação para ajudar no combate a bronquite.

A natação melhora a respiração do seu filho e fortalece os pulmões o fazendo ficar mais resistente as bactérias, vírus e outros agentes que podem desencadear uma crise ou até mesmo um principio de bronquite.

Lembre-se sempre nunca dê remédios para o seu filho por conta própria, somente o médico é capaz de diagnosticar e prescrever o melhor tratamento para ele.

Um medicamento administrado inadvertidamente por você e  sem aconselhamento médico pode até mata-lo. Pense nisso!

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados