InícioBebêsO Que é Refluxo Esofágico nos Bebês?

O Que é Refluxo Esofágico nos Bebês?

Publicado em

É muito comum os bebês regurgitarem ou até mesmo vomitarem, e toda mãe já está acostumada com isso. Mas você precisa ficar atenta, já que durante os primeiros meses de vida do seu bebê, a causa mais comum dos vômitos é o refluxo gastro-esofágico ou refluxo esofágico.

O refluxo gastro-esofágico é provocado pelo mau funcionamento de uma válvula que existe na entrada do estômago de todas as pessoas; a válvula é chamada de cárdia. O que acontece é que essa válvula deveria se fechar após a passagem do alimento, impedindo assim, que ele retorne pelo esôfago até a boca.

O que pode ocorrer nos recém-nascidos é esta válvula não funcionar em condições e pode permanecer aberta. Ou ainda há casos que essa válvula se abre com facilidade, mesmo quando o bebê está com o estômago cheio. O resultado de tudo isso você já sabe e percebe logo: o bebê se deita ou ainda, quando a pressão do abdômen aumenta, ele começa a tossir e assim acaba vomitando.

É esse retorno do conteúdo de dentro do estômago que é descrito como refluxo gastro-esofágico. Mas atenção, já que não é todo o vômito que pode ser classificado assim. O vômito do refluxo é acompanhado por uma grande quantidade de matéria expelida (o bebê pôe fora grande quantidade de leite), náuseas e dores ou até mesmo contração muscular da parte torácica.

Diferentes Refluxos Esofágicos
Diferentes Refluxos Esofágicos

O refluxo gastro-esofágico ainda pode ser dividido em duas categorias.

1- A primeira é o refluxo normal, que acontece muito em bebês saudáveis e não trás nenhuma lesão ou fazem nenhum mal; geralmente acontece logo após a alimentação, e a intensidade do regurgito varia de criança para criança. O fato mais comum que causa o refluxo normal é o excesso de ar engolido durante a mamada; ao sair do estômago do seu bebê ele pode trazer o leite junto.

O que alivia esse sintoma é mudar a forma de mamar, posicionando o seio ou a mamadeira de forma com que ele não engula ar e fazer o bebê arrotar após a alimentação, assim ele elimina mais facilmente todo o excesso de ar. A criança também pode ter refluxo pelo choro excessivo ou pela alimentação forçada.

Após a alimentação, o bebê ainda deve ficar em posição ereta por no mínimo 30 minutos. A alimentação pode ser variada, mas procure evitar alimentos cítricos, refrigerantes, achocolatados, açúcares, chás, cafés e iogurtes.

2- Já o refluxo patológico é acompanhado por outros sintomas, como o aumento do peso, perda do apetite, problemas respiratórios e choro sem justificativa. Alguns desses sintomas podem ser causados pela inflamação do esôfago, já que o ácido do estômago entra em contato com o esôfago. O diagnostico nem sempre é fácil, já que às vezes a perda do ácido do estômago é microscópica.

O refluxo gastro-esofágico ainda pode ser causado por má-formação da válvula ou até mesmo intolerância à certos alimentos como o leite de vaca ou lactose por exemplo. O tratamento desse tipo de refluxo depende da intensidade e das complicações que a criança sofre. Pode ser feito o uso de medicamentos, troca de posição ao dormir e até mesmo cirurgia nos casos mais graves para o reparo na válvula.

Mas o importante é que a maior parte dos casos melhora sozinho com o passar dos meses. Os sintomas desaparecem após o primeiro ano de vida do bebê. Geralmente o refluxo gastro-esofágico é apenas uma fase.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados