Curiosidades sobre o leite - Mitos e Verdades

O leite é umas das fontes de alimentos mais antigas do planeta Terra, há séculos os homens já se valiam dos animais para obter o leite e assim perpetuar a espécie humana sobre o planeta. O leite continua a ser uma das fontes mais ricas em vitaminas, proteínas e minerais (fonte de cálcio), é um alimento essencial em todas as fases da vida. Por isso o Ministério da Saúde e a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendam a ingestão de três porções diárias de leite ou derivados como iogurte, queijo ou bebidas à base de leite.

Hoje o Bigmae.com traz para todas as mamães algumas curiosidades sobre o leite, onde Helena Camargo, Engenheira de Alimentos e Supervisora de P&D da Piracanjuba – uma das maiores marcas do segmento lácteo brasileiro – esclarece as principais dúvidas que as pessoas têm sobre o produto.

Confira abaixo as curiosidades sobre o leite:

1- Leite e derivados são essenciais para a dieta humana?

Verdade. O leite é considerado um alimento completo, por ser fonte de diferentes nutrientes essenciais a saúde,  e se destaca pela interação e boa biodisponibilidade de seus nutrientes.

2- Leite ajuda na redução da pressão arterial?

Verdade. Evidências epidemiológicas mostram que o consumo de leite e produtos lácteos é relacionado como um fator inversamente proporcional a pressão sanguínea e ao risco de hipertensão. Isso se deve aos minerais presentes no leite: o cálcio, potássio e ao magnésio.

3- Para ser intolerante a lactose é preciso ter um diagnóstico clínico?

Verdade. Segundo o Consenso do Ministério da Saúde Americano sobre Intolerância a Lactose e Saúde  (NIH State-of-the-Science Conference Statement on Lactose Intolerance and Health) a maioria dos indivíduos que pensam ser intolerantes a lactose não possuem um diagnóstico clínico.

4- Leite influencia na dentição?

Verdade.O leite é importante, pois o cálcio é o principal mineral envolvido na formação e manutenção de dentes saudáveis.

5- Leite ajuda a combater a osteoporose?

Verdade. O cálcio presente no leite é responsável pela mineralização óssea em todas as idades. E por isso deve ser consumido em todas as idades para a prevenção da osteoporose.

6- É verdade que não se pode tomar leite com manga?

Mito. Não tem nenhuma comprovação científica que a combinação de leite com manga traga algum malefício ou  cause mal estar para quem consome.

7- É verdade que crianças com menos de um ano devem evitar tomar leite de vaca? Por quê?

Verdade. Na impossibilidade de o bebê receber leite materno, recomenda-se as fórmulas infantis, as quais se constituem de leite de vaca modificado para atender as necessidades especiais do lactente.

8- Leite ajuda no combate da anemia?

Mito. A principal causa da anemia é a deficiência de ferro. O leite não é um alimento fonte de ferro  naturalmente. O que encontra-se atualmente no mercado são leites enriquecidos com ferro.

9- É verdade que leite hidrata?

Verdade. O leite é composto por 90% de água na sua composição.

10- Leite tem influência no sono?

Verdade. A justificativa para isso é que o leite possui um aminoácido chamado triptofano, que aumenta a  quantidade de serotonina no cérebro, um neurotransmissor bastante importante no processo do desencadeamento do sono.

11- A ingestão de leite causa pedras nos rins?

Mito. Indivíduos que já possuem pedras nos rins devem procurar médicos e nutricionistas para melhor  orientá-los em relação à restrição ou não de certos alimentos.

12- É vantagem (ou correto) para o ser humano consumir leite mesmo depois de adulto, levando em consideração que ele é o único animal que faz isso?

Verdade. O consumo de leite é recomendado em todas as fases da vida. Isso porque é a maior fonte alimentar de cálcio. A ingestão adequada de leite nessa fase, cuja recomendação é de três copos por dia, pode ser benéfica sob vários aspectos, incluindo a consolidação da formação da massa óssea para adultos jovens e desaceleração da perda de massa óssea para terceira idade, além da prevenção a osteoporose entre outros.

Fonte: Link Comunicação

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

mais recente mais antigo mais votado
Notificação de

Tenho as minhas duvidas quanto à qualidade e necessidade de bebermos leite diáriamente. Existem muitas culturas que não consomem leite e não têm dificiencia de cálcio.
Não estou aqui para reprovar o consumo de leite só quero monstrar o meu ponto de vista.
E além disso o leite não é a unica fonte de cálcio a que temos acesso: cozinhanatureba.blogspot.com/2009/02/fontes-de-calcio-na-alimentacao.html

Bjo