InícioSaúdeO que são Placa Bacteriana e Tártaro?

O que são Placa Bacteriana e Tártaro?

Publicado em

A saúde oral é uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa, já que ao descuidarmos dos nossos dentes outros problemas de saúde poderão surgir em decorrência desta nossa negligência. Os hábitos de higiene oral como já dissemos aqui no Bigmãe devem ser cultivados desde a infância, para que a criança cresça consciente do quanto é importante ter uma dentição saudável. Muito se fala em placa bacteriana e tártaro, mas o que vem a ser estes dois termos utilizados em medicina dentária?

Placa Bacteriana

A Placa Bacteriana é muito comum surgir em pessoas que não cuidam corretamente da higiene bucal, nisso incluem também as crianças e os jovens, e é uma das principais causas da gengivite e da formação de cáries. Todos nós temos placa bacteriana, porém a mesma pode ser eliminada com a escovação dos dentes após as refeições. A placa bacteriana se aproveita dos nutrientes que estão nos alimentos e que após as refeições ficam retidos em nossos dentes. Se não escovarmos os dentes após as refeições, o ácido que as bactérias produzem começam a atacar os dentes e este é o caminho para enfraquecer o dente e começar a formação das cáries.

Placa Bacteriana
Placa Bacteriana - Imagem Michael Ottenbruch - © (Wikipédia) A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada

Para além das cáries a placa bacterina ocasiona a gengivite que é uma inflamação da gengiva que provoca inchaço, sangramento e em casos mais graves a perda do dente.

Para evitar a formação de placas bacterianas é de extrema importância escovar o dentes após as refeições principais, utilizar com frequência o fio ou fita dental e também um enxaguatório bucal anti-placa que poderá ser recomendado pelo seu dentista. Para além disso é essencial que se faça uma visita regular ao dentista para que seja efetuada uma limpeza mais profunda dos dentes.

Tártaro

O Tártaro (ou cálculo dental) é o resultado mais grave da placa bacteriana, já que podemos designa-lo como o enrijecimento da placa bacteriana ou também mineralização da placa bacteriana. Pode ser supragengival, ou seja é visível na base do dente (gengiva), ou pode ser subgengival, não sendo normalmente visivel porém detectável no exame realizado pelo médico dentista.

A presença de Tártaro também pode ocasionar mau hálito, já que o mesmo é um acúmulo de bactérias que se solidificaram na base dos dentes e estas produzem mal odor. O Tártaro também pode apresentar coloração diversas como por exemplo de branco a marrom escuro.

tartaro
Placa Bacteriana - Imagem Dozenist - © (Wikipédia) A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada

O Tártaro só pode ser removido pelo dentista que utilizará técnicas adequadas e eficazes para eliminação do mesmo. O Tártaro pode reaparecer e por isso a higiene oral é importante para evitar o reaparecimento deste problema que aflige milhares de pessoas em todo o mundo.

Agora que você já sabe o que são Placa Bacteriana e Tártaro, tenho certeza de que terá mais cuidado com a saúde oral sua e da sua família, e fará visitas regulares ao seu dentista! 🙂

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados