InícioSaúdeEscovar os Dentinhos das Crianças

Escovar os Dentinhos das Crianças

Publicado em

A higiene bucal é muito importante, mas nem todas as crianças gostam de escovar os dentes. Muitos pais desconhecem que a criança também pode desenvolver cáries nos dentinhos de leite, por isso a higienização bucal é muito importante. Há aquelas crianças que fogem da obrigação ou fingem que escovam os dentes, porém com algumas pequenas dicas é possível fazer com que seu filho crie o hábito e até mesmo goste da hora de escovar os dentes.

A primeira dica é você deixar com que ele brinque de escovar os dentes com uma escova infantil; já que é brincando que as crianças aprendem mais facilmente e adquirem gosto pelas coisas do dia a dia.

Deixe-o brincar e ir se adaptando a escova e ao ato de escovar. Depois que ele se acostumar, deixe que ele escove com a escova nova. Prefira as mais macias e de tamanho adequado ao seu filho,  peça ajuda dele para a escolha da escova assim o ato de escovar acaba por se transformar num momento de  diversão e não uma obrigação. Hoje em dia existem inúmeros modelos diferentes de escovas de dente infantil que agradam os pequenos.

dentição-infantil

Outra dica é fazer da escovação uma atividade em família. Você já deve ter percebido que o seu filho adora imitar o que você ou seu marido fazem. Então o mesmo acontece com a escovação; ele naturalmente vai te imitar se você escovar os dentes com ele. É uma dica simples, mas que funciona.

O habito da escovação deve ser reforçado sempre. Então após cada refeição o leve direto para o banheiro e mostre que ele precisa escovar o dente. Depois de algum tempo você vai perceber que ele começa a seguir para a pia sozinho, sem você pedir. Ele terá criado um habito muito importante, então insista nas primeiras semanas.

Não se esqueça de escolher uma pasta de dente sem flúor e com um sabor agradável. Hoje em dia existem diversas marcas e sabores feitos especialmente para os pequenos. Há também as famosas escovas coloridas e com personagens; deixa que ele escolha a que mais o agrada.

Quando notar que ele terminou a escovação, nada melhor do que o parabenizar pelo trabalho feito; ele vai ficar muito feliz e entusiasmado. Diga-lhe que o cheirinho da boca dele ficou muito bom; e pergunte se ele gostou do gosto que ficou na boca ou se ele sente que todos os bichinhos que faziam mal para ele foram embora. Brincadeiras como pedir para ele sorrir também funcionam bastante.

Sugestão, leia também: Odontologia – Dentes Saudáveis

O segredo de tudo é deixar com que ele se divirta na hora de escovar, para que aquele seja um momento não de obrigação, mas sim divertido, que ele fará com gosto e não porque deve fazer. A brincadeira e o seu incentivo são fundamentais nesta hora.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados