InícioBebêsTirar as fraldas do seu bebê

Tirar as fraldas do seu bebê

Publicado em

Para tirar as fraldas do seu bebê, basta ficar atento, pois seu filhote dará sinais de que se sente incomodado. As crianças sinalizam que ela está molhada ou suja e “pedem” a sua troca. Esse é o momento certo para incentiva-lo a começar a utilizar o penico ou a privada. “Cada criança tem o seu momento, mas bebês com 2 anos, 2,5 anos costumam estar preparados.”

tirar as fraldas do bebe

Este artigo que vocês vão ler abaixo foi escrito por Marisa Abel, especialmente para a Revista Ponto de Encontro (Drogaria São Paulo) – Edição 36 – Fevereiro/Março 2012 –  Editora Profashional.

O comportamento dos pais nesta fase onde a fralda será retirada do pequeno é muito importante, por isso pais devem participar desse momento sempre de forma positiva. “Não se deve repreendê-los nessa hora, mas elogiá-los para que aprendam o que é certo. Há também bons livrinhos didáticos sobre o assunto que podem ser usados pelos pais. O treinamento também não pode ser interrompido nos fins de semana por causa dos passeios da família. A rotina de aprendizagem deve prosseguir ao longo dos dias”.

Todo esse cuidado deve ser estendido às demais pessoas que cuidam das crianças, tendo em vista que atualmente as mães e os pais necessitam trabalhar e por isso não ficam tempo integral com seus filhos.

Ao deixar o bebê em uma escolinha ou creche, é importante que a criança tenha um diário e este deve ser visto com a professora que ficar responsável pela criança. Para ela, também devem ser transmitidas as técnicas utilizadas em casa.

Confira a entrevista feita pela Revista Ponto de Encontro com a presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo,
Araceli Albino.

Ponto de Encontro: Fazer xixi na cama é normal até qual idade?

Araceli Albino: Para isso, damos o nome de enurese noturna, é natural em crianças de 0 a 5 anos de idade. Isso acontece, pois a criança ainda não tem o controle, mas se isso ocorrer com frequência na adolescência ou se ela já for adulto, é sinal de que existe algo errado, então se deve procurar ajuda.

Ponto de Encontro: Quais problemas acarretam na criança o ato de fazer xixi na cama?

Araceli Albino: A partir dos 5 anos de idade, ela já possui o controle diurno da micção. A enurese noturna é mais comum em meninos do que em meninas. A partir dessa idade, os pais devem começar a se preocupar, principalmente se for frequente. A causa da enurese noturna pode estar relacionada a problemas psicossociais, como crises na família (separação dos pais, brigas, medo ou falta de atenção); hereditariedade (pais que na infância também tiveram problemas semelhantes); e problemas na bexiga (instabilidade vesical e outras disfunções anatômicas).

Ponto de Encontro: O que os pais podem fazer para melhorar esse desconforto?

Araceli Albino: É fundamental que os pais exponham à criança os transtornos causados pela enurese noturna, ilustrando o pensamento de maneira educativa e nunca de forma repreensiva. O pai deve conversar de maneira calma com seu filho e nunca de uma maneira que deixe a criança assustada ou com medo. O nervosismo na conduta pode deixar a criança ainda mais angustiada, podendo atrapalhar em vez de ajudá-la a melhorar.

Ponto de Encontro: Qual o tratamento mais indicado?

Araceli Albino: A recomendação é fazer um calendário, no qual os pais, com a participação da criança, anotam os dias em que a criança ficou sem urinar na cama. Outra iniciativa para controlar a “torneirinha” durante o sono é fazer com que a criança, acompanhada do pai ou da mãe, lave o lençol e o pijama molhado pela urina, mesmo que seja de mentirinha.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados