teste de paternidade

Não é sempre que a maternidade é motivo de felicidade ou de boas-vindas. Existem alguns homens que não aceitam a gravidez e desconfiam da mulher.

Para esses casos você pode ter em mãos uma arma poderosa: o teste de paternidade, muito popularmente conhecido como teste de DNA.

Este teste permite comparar as informações genéticas do DNA do seu filho com a do suposto pai. Para isso é somente necessário uma pequena dose de sangue de todos os envolvidos, no caso seria do pai, do seu filho e sua também. Mediante essa comparação é que é feito o teste.

O DNA nada mais é do que uma substância que transmite todas as características hereditárias de vocês dois para o seu filho. Elas estão em todas as células do corpo, mas o sangue é preferido porque contém uma melhor qualidade do material de DNA.

O exame começa com a coleta de sangue no laboratório. Se preferir presencie a coleta de todos ou marque para o mesmo dia e horário. Não é preciso que vocês estejam em jejum.

Não se esqueça de levar um documento de identidade com foto para comprovar a autenticidade do exame; no caso do seu filho, não se esqueça da certidão de nascimento.

Além de tudo isso ainda vocês serão fotografados e filmados. Se por algum caso o pai da criança já for falecido, o teste pode ser realizando um exame dos membros da família dele que seja até de segundo grau ou até mesmo pela exumação do cadáver. É um processo mais demorado e complexo, mas Tb pode ser feito.

A maioria dos casos, o exame é feito de comum acordo entre você e o pai do bebê. Somente quando há resistência muito grande da parte dele é que você pode usar o recurso de um mandato judicial; neste caso é o juiz que vai resolver o caso de vocês.

Em caso de confirmação da paternidade você tem em mãos um documento que pode lhe garantir os seus direitos e os direitos do seu filho, como por exemplo, a pensão alimentícia e o nome do pai na certidão de nascimento do seu bebê.

Pode interessar-lhe também:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

16
Deixe um comentário

9 Comentários da discussão
7 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
12 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
rodrigo

A alguns meses saio com uma garota, não é uma relação estavel, com muitos altos e baixos..ela esta gravida de quatro meses, ele afirma q sou o pai. Mas acabei descobrindo q ela tinha, teve ou tem um caso com um outro homem que a sustenta, ou seja paga a faculdade, aluvuel alem de assinar a carteira proficional da mesma e pagar um salario, fiquei sabendo tambem q ela “vai estudar todos os dias na casa de um amigo”. não quero ser injusto, mas tambem não quero carregar uma cruz que não seja a minha. Gostaria de saber com os… Ler mais »

Olá Rodrigo, Não acho que vc esteja a ser injusto, ao contrário acho muito justo que vc tenha o direito de saber se é realmente o pai dessa criança; e diante do que vc narrou realmente é impossível confiar cegamente no que ela está a dizer. Atualmente existem tecnologicamente formas de saber se um individuo é o pai da criança antes mesmo dela nascer. Existe o exame de DNA chamado de: Perícia de Paternidade Pré-Natal em Vilo Corial ou Líquido Amniótico O exame consiste aspiração de células da placenta (geneticamente iguais ao feto) podendo ser realizado a partir da 10ª… Ler mais »

clara

eu queria saber se uma pessoa pode abri um exame de DNA sem a presença das pessoa que participaram do exame e de um defensor publico .ja que o exame foi feito pela defensoria publica do estado do Acre,o resultado foi negativo um choque pra todos,como pode minha filha e muto parecida com ele,foi um exame para comprovar a paternidade,sendo que a pessoa que resolver toda a papelada e parente do mesmo que estava participando do exame oq devo fazer? devo pedir um novo exame,ja que minha filha foi a terceira pessoa a ter acesso a esse exame sendo que… Ler mais »

Clara, suponho que vc tenha um advogada. Se nao tem deverá contratar um.
Que eu saiba o exame só pode ser aberto na presença das autoridades juridicas, ja que o exame foi feito pela defensoria publica do estado do Acre.

cristiane menezes

o pai de minha filha se recusa a fazer o teste de dna,já esta marcado mas ele disse que não vai, o que faço,pois só vou resistrar a minha filha depois do teste.

Cristiane, contrate um advogado p/ receber todas as orientações judiciais cabiveis p/ este caso.

karla

Meu marido tem 4 filhos,3 parecem muito com ele e o 3º destes quatro não se parece nada,o suposto filho e a mae moram no interior do RS e meu marido em GO na capital,como demos agir,sendo que o pedido judicial foi feito já alguns anos a criança tem 8 anos e ate agora nada,posso procurar eu mesma com procuraçao?

jefferson

Fui informa do que sou pai e quero saber o q é necessário para efetuar o exame de DNA, seria o meu sague + o sangue a suposta mãe? aguardo retorno