InícioSaúdePsoríase nas crianças pode originar problemas mais graves

Psoríase nas crianças pode originar problemas mais graves

Publicado em

A psoríase é uma doença que afeta igualmente adultos e crianças. No caso das crianças, a psoríase pode afetar gravemente o seu desenvolvimento, já que para além de terem que aprender a lidar com a doença, as crianças são frequentemente alvo de discriminação social junto dos colegas e amigos, alerta a Associação Portuguesa de Psoríase – PSOPortugal.

PSOPortugal

De acordo com Paulo Ferreira, dermatologista, “além do profundo impacto psicológico da doença, a criança com psoríase pode ainda desenvolver doenças metabólicas, tal como acontece nos adultos, pelo que é fundamental que os pais façam um acompanhamento constante, de modo a evitar problemas, como o excesso de peso”. Os pais e educadores têm um papel fundamental neste aspecto, “tentando que as crianças com psoríase não compensem o stress emocional com a ingestão de alimentos”.

A criança com excesso de peso torna-se mais resistente ao tratamento e, além disso, a psoríase tende a agravar-se nas chamadas “pregas” da pele.

E acrescenta, “o diagnóstico da psoríase nas crianças nem sempre é fácil, pois a doença tende a apresentar formas atípicas muito semelhantes a determinadas dermatoses infantis e que afetam áreas igualmente idênticas”.

O dermatologista refere ainda que “o diagnóstico precoce da doença é muito importante para as crianças para que possam beneficiar dos tratamentos adequados, evitando o prurido que origina o agravamento da lesão cutânea causada pela doença”.

Resultante de uma predisposição genética específica, a psoríase infantil pode surgir devido a fatores ambientais ou externos. A mudança de estação, a fricção causada pela roupa na pele, o stress ou reações adversas a medicamentos são alguns dos fatores que podem provocar a doença. As infeções bacterianas, nomeadamente estreptocócicas, da orofaringe, bem como as viroses sazonais, também são responsáveis pelo aparecimento da psoríase na infância e adolescência.

O aparecimento da psoríase durante a infância não significa, obrigatoriamente, que os sintomas se vão continuar manifestar na idade adulta. Ainda assim, e tendo em conta a natureza crónica da doença, é possível que as crises persistam durante toda a vida.

A psoríase é uma doença autoimune que se manifesta no nosso maior órgão – a pele, não sendo contagiosa, é crónica e pode surgir em qualquer idade. O seu aspeto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afetam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Em Portugal, esta doença afeta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.

A PSOPortugal, entidade com nove anos de existência, constituída em 2005, tem vindo a defender, apoiar e dar voz aos doentes de psoríase. E também a alertar e sensibilizar a sociedade para a discriminação social e profissional de que são alvo os cerca de 250 mil portugueses que sofrem de psoríase.

LPM Comunicação

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados