Primeiro dente de Leite

A queda do dente de leite é um momento especial para toda criança e há sempre a tal expectativa criada com a fada dos dentes e a cada dente que cai receber uma prenda.

Muitas mamães jogam os dentinhos em cima do telhado de alguma casa ou acabam por transformá-los num pendente, ou ainda acabam por deixa-los guardados numa caixinha.

Porém um estudo realizado em 2003 demonstrou que a dentição de infância é rica em células-tronco e podem ser armazenados para o caso de a criança precisar de um tratamento de saúde no futuro.

Porque é importante guardar os dentes de leite do seu filho?
Porque é importante guardar os dentes de leite do seu filho?

As células-tronco mesenquimais têm a capacidade de se diferenciar em tecidos distintos podendo dar origem a tecidos como ossos, músculos e cartilagem. A coleta destas células é feita a partir da polpa do dentinho de leite situada no centro da raiz.

No vídeo abaixo você descobre as diferenças entre as células tronco encontradas no cordão umbilical e no dente de leite:

Como proceder para o armazenamento dos dentes de leite?

É importante saber que os dentinhos devem ser armazenados corretamente e para isso já existem empresas especializadas neste tipo de armazenamento. Esta opção é válida para os pais que não fizeram a coleta depois do parto, com o tecido do cordão umbilical, que também são fonte de células-tronco.

As células-tronco podem ser usadas no tratamento de doenças e são importantes na manutenção e reparação do organismo. Após caírem, os dentes de leite podem ser armazenados e congelados durante décadas.

A orientação dada pelos profissionais da área de medicina dentária é que o dente de leite seja extraído no consultório de odontologia, onde o dentista irá retirar o dentinho de leite  com toda cautela necessária e armazena-lo adequadamente de modo que o material seja preservado corretamente e  encaminhado para o laboratório para a realização do isolamento e expansão.

Porque é importante guardar os dentes de leite do seu filho?
Porque é importante guardar os dentes de leite do seu filho?

O armazenamento das células-tronco do cordão umbilical e do dente de leite  são complementares, pois cada tipo de célula-tronco extraída pode ser usada para diferentes finalidades, e é importante para os pais informarem-se sobre estas questões durante o pré-natal para que tudo seja preparado adequadamente na hora do parto para o armazenamento do cordão umbilical e posteriormente o armazenamento dos dentinhos de leite.

Veja mais informações em: – Pais & Filhos – Armazenar dentes de leite

Veja mais informações em: – Pais & Filhos – Células Tronco Dentes

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO