Você que é mãe e tem filhos pequenos sabe quanto é difícil inovar nos lanches escolares e montar uma lancheira saudável. Muitas crianças têm dificuldade em comer e por vezes gostam de coisas específicas, que fogem  totalmente dos tradicionais iogurtes, frutas, e cereais. Então o que colocar na lancheira do seu filho? Os pequeninos não podem ficar sem comer nada e para tanto é preciso aliar coisinhas que ele aprecia mas que entretanto também sejam nutritivas e saudáveis.

Dicas para Lanches Escolares
Escolha alimentos saudáveis, inclua frutas, sucos de frutas, leite de soja, etc.

Para elaborar um ‘menu’ semanal para os lanches escolares é necessário analisar alguns pontos importante como o horário em que a criança estuda. Se for pela manhã o lanche não deve ser muito reforçado para que ele não fique sem apetite para o almoço. Se for a tarde, o lanche escolar deve ser mais reforçado, dado que estamos já quase ao fim do dia e o organismo já consumiu calorias em excesso.

Caso você tenha alguma dúvida ou seu filho tenha algum tipo de problema de saúde relacionado a alimentação, a nossa sugestão é que você consulte uma nutricionista que poderá lhe orientar sobre quais os alimentos seu filho pode consumir de acordo com as necessidades físicas dele, e também poderá te ajudar a elaborar um ‘menu’ semanal com todas as refeições do pequeno.

Relativamente as bolachas recheadas, elas não precisam necessariamente serem deixadas de lado, se consumidas com moderação não há nenhum mal em oferece-las aos seus filhos de vez em quando.

Vamos ver abaixo algumas sugestões para lanches escolares para uma semana:

Menu 1

Segunda-Feira:

1 Caixinha de Suco de Frutas
1 bisnaguinha com manteiga
1 maçã

Terça-Feira:

1 Caixinha de Achocolatado
4 Bolachinhas Água e Sal
1 Queijinho
1 Pêra

Quarta-Feira:

1 Caixinha de Iced Tea
1 sanduiche de queijo branco ou mussarela
1 Saladinha de Frutas

Quinta-Feira:

1 Suco de Fruta Natural (manga ou laranja)
3 bolachas sem recheio
1 Queijinho estilo Polenghinho

Sexta-Feira:

1 Leite fermentado estilo Yakulty
1 Minibolo
1 Pedaço de Goiabada

Menu 2

Segunda-Feira:

1 Yogurte de morango (ou no sabor preferido do seu filho)
3 Torradas com geleia
1 Maçã

Terça-Feira:

1 Suco a base de soja
1 Sanduiche em pão de forma com queijo e fiambre
3 Bolacha com recheio

Quarta-Feira:

1 garrafinha térmica com leite e achocolatado
1 Pão com manteiga
1 Pêra

Quinta-Feira:

1 Caixinha de leite com sabor morango
3 Torradinhas com geléia
1 Maçã

Sexta-Feira:

1 Caixinha de achocolotado
3 Bolachas de Água e Sal com Geléia
1 Saladinha de frutas

As frutas podem ser préviamente descascadas, cortadas em pedaços e acondicionadas num recipiente fechado, isso facilitará a vida do seu filho(a) na hora do lanche.

Lembre-se que em casa não podem faltar papel-filme e potes plásticos para auxiliar na hora de embalar os lanches. Isso ajudará a mante-los conservados e higiênicamente protegidos.

Lembre-se também de não ceder as pressões dos pequenos e colocar na lancheira batata-fritas, salgadinhos, refrigerantes e excesso de guloseimas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Tainá Miller

Olá, há informações equivocadas, de saudável nos lanches há apenas a fruta integral. Achocolatado de caixinha e suco de caixinha, inclusive de soja, são altamente industrializados e não são uma opção saudável. Opta-se por suco integral de uva, de laranja, maracujá sempre feitos da fruta e refrigerados com gelo e lancheira térmica. Yakult contém probióticos, mas não se deve esquecer que é alto em açucar. Queijos devem ser brancos, e pães integrais, lembrando que pao integral industrializado costumam ter mais corante e açucar mascavo do que farinha integral. Mini bolos industrializados são um veneno para qualquer idade. Lanche não saudaveis… Ler mais »

viviam queiroz

gostei muito dessas dicas de lanches escolares,principalmente para as mães que tem dúvidas de o que mandar para os seus filhos na hora do lanche.gostaria também de saber se o leite fermentado que contem sabores artificias de frutas traz algum maleficio a saúde da criança!obrigado!