Criança em casa é sinônimo de atenção constante e acontecimentos imprevisiveis. Ainda mais quando o seu filho ainda é apenas um bebê. Ele precisa de atenção 24 horas por dia já que nesta fase ele está descobrindo o mundo a sua volta e tudo é motivo para ele se arriscar.

Os bebês são exploradores por natureza e estão sedentos para conhecer este pequeno mundo que está diante deles. O problema é que eles desconhecem os perigos que o rodeiam. Todo o cuidado é pouco.

Mas calma que isto não quer dizer também que você tenha que restringir o espaço dele. Muito pelo contrário, ele precisa aprender o que é certo e o que é errado sozinho.

A primeira dica é sempre supervisionar o seu filho e quando ele for dormir veja se ele está em um local seguro onde não poderá se machucar. Quando for brincar com ele sempre veja se as coisas estão na altura dele, assim você saberá se elas são perigosas ou não. Tente ver tudo pela perspectiva dele.

Se o seu filho já começou a engatinhar, veja os locais da casa onde existem obstáculos que ele possa se machucar ou cair e instale portõezinhos. As portas devem ser mantidas trancadas ou amarradas com barbante para que o seu filho não prenda os dedos na porta.

Caso more em apartamento, instale redes de segurança nas janelas e terraços e vigie ele sempre para que não esteja perto de nenhum dos locais que possa cair. Prevenir é sempre a melhor saída.

Isso inclui os móveis; afaste-os da janela e tome cuidado para ele não brincar de escalar os móveis e cair de cima deles. Compre protetores para instalar no canto dos armários e móveis em geral para evitar as trombadas. Prenda bem os móveis que estão soltos e podem acabar virando sobre o seu filho; se não puder prender, guarde-os.

As tomadas elétricas têm que estar protegidas com capinhas ou então escondidas atrás de algum móvel que não possa ser mexido. O mesmo deve acontecer com os produtos de limpeza, remédios e objetos cortantes; todos muito bem guardados e trancados no ponto mais alto dos armários. Muitas crianças pensam que esses produtos são refrigerantes ou sucos e acabam ingerindo por acidente.

Na hora das refeições, supervisione o que ele come e bebe para que não engasgue. O banheiro tem que ficar trancado e com a tampa do vaso sanitário fechada; nunca deixe nenhum vasilhame com água, por menor que ele seja.

São pequenas dicas de segurança como estas que podem fazer você ficar tranquila o dia todo e deixar com que seu filho brinque sossegadamente e sem riscos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de