Aplicando a Técnica do Shantalla

A melhor maneira de aplicar a técnica Shantalla é sentar-se no chão e ficar com as pernas esticadas, costas retas e ombros relaxados.

Os óleos vegetais naturais devem ser aquecidos antes do uso para evitar o choque térmico; prefira os feitos a partir de amêndoas ou camomila.

A criança deve ser colocada em cima de uma toalha sobre as pernas da mãe. Mantenha sempre um contato visual com o bebê e comece passando um pouco do óleo na mão e realize movimentos lentos e constantes.

A pressão nos dedos deve ser aumentada conforme o ritmo natural da massagem; os movimentos serão realizados de dentro para fora (do centro para as extremidades) ou de baixo para cima, mas sempre da esquerda para a direita.

Os sons que o bebê emite durante a massagem não serão de dor, mas sim de prazer, então não há motivo para sustos.

Comece pelo peito como se estivesse alisando as páginas de um livro, depois cruze as mãos saindo do quadril e chegando até o ombro.

As mãos devem subir alternadamente. Nos braços é preciso virar o bebê de lado e segurar o ombro com uma das mãos e o pulso com a outra.

Deslize do ombro para o pulso, sem esquecer o ritmo. Alongue os dedinhos para massagear as mãos; coloque uma mão no peito e vá em direção ao ventre, como se fosse esvaziar a barriga.

Nas pernas serão realizados os mesmos movimentos do braço, indo da coxa até o tornozelo. Ao chegar às costas, coloque a criança de bruços e atravessada no colo, com a cabeça voltada para o lado esquerdo.

Primeiro deslize da nuca até as nádegas, depois sustente o bumbum com a mão direita e repita o mesmo movimento, por último segure os pés levantados com a mão direita e repita pela última vez o movimento.

Por fim o bebê deve ser virado de frente para a mãe que irá massagear o rosto, partindo da testa para os lados; dos olhos para o nariz e do contorno da boca em direção às orelhas, sempre realizando movimentos laterais.

Aplicando a Técnica do Shantalla1 - Aplicando a Técnica do Shantalla

Pode interessar-lhe também:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ