Criar o Hábito da Leitura Em Seu Filho

Você é certamente a pessoa mais influente na educação e na vida do seu filho, e já sabe que criar o hábito da leitura é fundamental para que ele se desenvolva melhor, além de ajudá-lo nos estudos.

Mas nem sempre você consegue fazer com que ele se interesse pelos livros, mas com algumas simples dicas você pode criar o hábito da leitura.

Procure escolher sempre uma hora e um local calmo para sentar com ele e ler. Dez minutos por dia de leitura são mais do que suficiente, claro se ele não pedir que vocês leiam mais.

A leitura tem que ser algo prazeroso, ou seja, nada de forçar se ele não estiver com disposição.

Procure nunca interromper logo de cara quando ele errar uma palavra; espere que ele perceba o erro e deixe que ele mesmo corrija.

O mais correto é você ensinar o som das palavras e deixar que ele tente até acertar sozinho, assim você aumenta a confiança ao dizer coisas positivas e incentivando ela a prosseguir sozinho.

Apenas tome cuidado com o livro que você for escolher. Veja se não é muito complicado para seu filho; se for pode causar um desinteresse da parte dele.

Procure livros com palavras fáceis e vá dificultando aos poucos, conforme ele for evoluindo.

Você também pode levá-lo a biblioteca, para que ele escolha o livro que quer ler. Assim ele vai se ambientando com o local e cria laços com os livros.

Ler com frequência é a melhor saída; já que nem sempre os professores tem tempo para ensinar individualmente.

Aproveite para conversar com ele nesse meio tempo, assim ele percebe que você se interessa por ele.

Fale com seu filho sobre os livros que ele leu ou que você mesma leu. Assim você sabe se ele gostou ou não e pode procurar mais livros com o mesmo tema; e você também verifica se ele consegue realmente entender e interpretar o livro.

E não são só os livros que você pode usar para criar o hábito da leitura nele; jornais, ilustrações e até histórias em quadrinhos despertam o prazer pela leitura também.

É por isso que ler para crianças pequenas é tão importante:

Ler em voz alta para crianças pequenas é a coisa mais eficaz que os pais podem fazer para ajudar a preparar seus filhos para terem sucesso na escola.

  • Crianças que vivem em ambientes ricos em impressão e que são lidas durante os primeiros anos de vida têm muito mais probabilidade de aprender a ler no horário.
  • Ler em voz alta para crianças pequenas não é apenas uma das melhores atividades para estimular a linguagem e as habilidades cognitivas; também cria motivação, curiosidade e memória.
  • As habilidades iniciais de linguagem, a base para a capacidade de leitura e prontidão escolar, baseiam-se principalmente na exposição ao idioma – resultante de pais e outros adultos conversando com crianças pequenas.
  • Pesquisas mostram que quanto mais palavras os pais usam ao falar com um bebê de 8 meses, maior o tamanho do vocabulário de seus filhos aos 3 anos.
  • Os livros contêm muitas palavras que é improvável que as crianças encontrem frequentemente em linguagem falada.
  • Os livros infantis na verdade contêm 50% mais palavras raras do que as conversas de televisão no horário nobre ou mesmo de estudantes universitários.
  • A atenção estimulante e individual dos pais durante a leitura em voz alta incentiva as crianças a formar uma associação positiva com livros e leitura mais tarde na vida.

Também pode interessar-lhe:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de