InícioEducaçãoDivisão de Tarefas Domésticas com as Crianças

Divisão de Tarefas Domésticas com as Crianças

Publicado em

Uma das coisas mais importantes na educação de uma criança é a divisão de tarefas domésticas em sua casa.

A mãe pode e deve pedir ajuda aos filhos para que estes dêem a suas contribuições na arrumação da casa e na divisão de tarefas, não há mal algum nisso.

Como eu sempre digo, é dentro de casa que se transmite aos filhos toda base educacional e moral de um ser humano, e a figura paterna, assim como a mãe, também representa papel importante na divisão das tarefas.

O filho que vê o pai ajudar a mãe na cozinha, a lavar uma louça, a arrumar a mesa para o jantar, a guardar as compras de supermercado ou colocar a roupa na lavadora, certamente será uma criança participativa e responsável com seus afazeres.

Aquela imagem de que homem que é homem não faz tarefas domésticas esta cada vez mais esquecida nas décadas passadas,  nos dias de hoje mãe e pai trabalham fora, e por isso podem e devem dividir as tarefas em casa; e os filhos podem e  devem participar.

Veja abaixo um vídeo da Solange Madalena sobre a importância de incluir os filhos nas atividades domésticas:

Também pode interessar-lhe: Brincadeira também é Educação

A mãe deve delegar responsabilidades aos filhos gradativamente, estimule seu filho ou filha a fazer coisas sozinho, tomar banho, comer, arrumar uma mesa, evidentemente que observando sempre a idade e a capacidade de execução das tarefas.

No início a mãe pode e deve ajudar a criança por exemplo a arrumar o quarto, ensine com paciência e depois diga que nas próximas vezes será o filho a fazer sozinho.

Comece por etapas, primeiro arrume os brinquedos, depois ensine-o a arrumar a cama, depois a organizar os materiais de escola e assim por diante.

Organize-se, converse, explique a cada um dos membros da família a importância que cada um tem ao ajudar nas  tarefas domésticas.

Faça com que cada um deles sinta-se importante e fundamental na colaboração diária, e diga que quando eles se comprometerem a fazer algo deverão cumprir, para que o funcionamento normal da rotina diária da casa não seja afetada.

Agora lembrem-se de que a criança observa os comportamentos do pai e da mãe, e toma como referência para seguir ou não, tanto pelo lado positivo como  pelo lado negativo também; por isso o casal deve ser o primeiro a dar o bom exemplo.

Também pode interessar-lhe:15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Não vale exigir dos filhos, algo que o pai ou a mãe não fazem ou não cumprem; se assim o fizerem as crianças se sentiram injustiçadas. Devem haver acordos entre todos e os acordos devem ser cumpridos.

Pode-se inclusive criar um tipo de brincadeira em família, como por exemplo quem fizer todas as tarefas corretamente, sem falhar nenhum dia, ao fim de semana tem direito a algo especial como um passeio divertido.

Basta usar a imaginação que com certeza  de comum acordo vocês encontrarão uma forma agradável para todos contribuirem na divisão das tarefas domésticas.

A mensagem principal deste tema é que ao pedir que a criança colabore nas tarefas domésticas, o objetivo principal é fazer com que ela aprenda a ser organizada e independente.

A mãe ou o pai, não deixarão de fazer suas tarefas porque o  filho está a fazer algo, todos terão suas responsabilidades e competências; e ao final das contas todos se sentirão úteis e participativos dentro de casa.

Veja aqui quais as tarefas podem ser delegadas às crianças!

Um guia para definir tarefas domésticas de seus filhos que poderiam ajudar no desenvolvimento delas:

9-12 anos de idade pode começar a ajudá-lo a preparar o jantar.

Divisão de Tarefas Domésticas com as Crianças1

Limpar os pratos ou carregar a máquina de lavar loiça pode ensinar-lhes a responsabilidade.

Divisão de Tarefas Domésticas com as Crianças2

6-9 anos de idade pode ajudar com a jardinagem. Divisão de Tarefas Domésticas com as Crianças3

Também pode interessar-lhe: Atividades Educativas para crianças de todas as idades

MAIS POPULARES

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

Significado dos Salmos Biblicos

Salmos é um livro bíblico com 150 capítulos, os textos presentes nele são poesias...

A História do Ruca – Caillou

A história do personagem infantil Ruca ou Caillou, como surgiu e quais os objetivos e conceitos que o desenho transmite às crianças.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados