A palavra ARTROSE ou osteoartrose significa degenerescência da articulação. A osteoartrose é uma doença que atinge, fundamentalmente, a cartilagem articular, que é um tecido conjuntivo elástico que se encontra nas extremidades dos ossos que se articulam entre si.

A cartilagem articular é nutrida pelo líquido articular ou líquido sinovial. Este líquido articular contribui para lubrificar a articulação, facilitando os seus movimentos, e permitindo que nas articulações saudáveis as cartilagens deslizem umas sobre as outras sem atrito, isto é, sem desgaste.

A artrose é a doença mais frequente e continuará a aumentar, dada a sua associação ao envelhecimento. Em Portugal existem cerca de meio milhão de doentes com artrose e com dores, embora, de facto, este número esteja próximo de 1 milhão, visto muitos doentes terem osteoartrose e não apresentarem queixas. (1)

movi-artrose-tecnilor-suplementos

Causas da Artrose

As causas de osteoartrose são múltiplas, mas em geral resultam da sobrecarga de uma articulação. É frequente no entanto encontrar casos, resultado do passado traumatismos muitas vezes repetidos, como os que resultam de actividades desportivas ou profissionais, o excesso de peso, bem como outras doenças reumáticas ou malformações que deterioraram as articulações. (1)

Outras causas poderão ser diferentes, mas geralmente incluem:

Desgaste natural das articulações devido ao excesso de uso, envelhecimento ou desgaste causado pela prática de exercícios intensos;

Alterações hormonais, que acontece com maior frequencia em mulheres após a menopausa;

Prevalencia

A artrose pode ocorrer em qualquer idade, no entanto, é mais comum após os 50 anos de idade em mulheres (em especial, no pós-menopausa) e homens na meia-idade, embora possa surgir em qualquer fase da vida. (2)

Quase 70% dos idosos acima de 70 anos têm evidência de artrose em radiografias, mas apenas a metade desenvolve os sintomas. (3)

Acima dos 60 anos de idade, 90% dos indivíduos têm artrose. (4)

Sintomas da Artrose

O sintoma predominante na artrose é a dor articular, podendo no entanto ter localização variável, consoante a articulação afectada. O doente tem alguma dificuldade em levantar-se depois de ter estado sentado bastante tempo, situação que surge acompanhada de rigidez articular (articulação presa) e que cede em alguns minutos, após o movimento A dor sentida a subir ou descer escadas, é particularmente vulgar na artrose do joelho. A artrose da coluna é uma das causas mais comuns de dor no pescoço ou nas costas (5)

artrose-dores-articulacoes

Tratamento

Não existe cura para a artrose, sendo uma doença que piora progressivamente ao longo do tempo.

Contudo, essa progressão pode ser retardada e os sintomas minimizados (6)

Medicamentos

Os sintomas da artrose podem ser aliviados por uma variedade de medicamentos, incluindo:

• – Analgésicos simples: podem aliviar a dor, mas não reduzem a inflamação.
• – Anti-inflamatórios não esteróides: podem reduzir a inflamação e a dor.

No entanto, podem causar efeitos colaterais como dores de estômago, zumbido nos ouvidos, problemas cardiovasculares, lesões no fígado e nos rins.

Suplementos – Produtos Nutriceuticos

São múltiplos os suplementos / produtos nutriceuticos disponíveis no mercado usados como tratamento das ARTROSES. Têm como vantagem não terem efeitos adversos de grande relevância clínica, tornando-se mais seguros para o doente. Têm por objectivo a diminuição de sintomas como dor, inflamação e a rigidez articular, de modo a retardar a progressão da doença. (7)

Os suplementos destinados à redução dos sintomas das artroses devem incluir diversas substâncias como é o caso de MoviARTROSE tecnilor®, que se apresenta em comprimidos e também em saquetas, especialmente indicadas para inicio de tratamento ou em situações agudas .

MoviARTROSE é composto de :

SULFATO DE GLUCOSAMINA:

A glucosamina já foi comparada ao efeito dos anti-inflamatórios não esteróides, sendo mais benéfica e noutros casos viabilizando baixar a dose de medicação anti-inflamatória para alívio da dor.

SULFATO DE CONDROITINA:

O sulfato de condroitina é um dos principais componentes estruturais da cartilagem e fornece-lhe grande parte de sua resistência e compressão. Tal como acontece com a glucosamina, o sulfato de condroitina atrai água para a matriz da cartilagem e estimula a sua produção. A glucosamina e condroitina actuam assim como anti-inflamatórios (8)

ÁCIDO HIALURÓNICO:

Componente importante do líquido sinovial, que tem a função de lubrificar as articulações sinoviais.

COLAGÉNIO HIDROLISADO:

É a proteína que compõe os tecidos de sustentação, como pele, ossos, tendões e cartilagens.

O colagénio hidrolisado tem sido usado na Europa há anos como tratamento da osteoartrite com o objectivo de reduzir a dor e inflamação.

MSM (METHYLSULFONYLMETHANE):

Diminui os sintomas da osteoartrite e da inflamação, e o processo de recuperação do desgaste das articulações é acelerado.

O MSM trabalha sinergicamente para aumentar os benefícios da glucosamina e da condroitina.

VITAMINA C :

Esta vitamina ao actuar no sistema imunológico, aumenta as defesas contra infecções, fortalece as paredes dos capilares e artérias e melhora a consistência dos ossos.

Existem outras substâncias importantes, que sempre possível, devem ser associadas nos suplementos alimentares para as artroses, tais como:

HÁRPAGO:

Com acção anti-inflamatória e analgésica é uma boa alternativa aos fármacos anti-inflamatórios pois não tem os efeitos adversos destes.

MANGANÉSIO:

Está envolvido em múltiplas reacções metabólicas, essencial para a estrutura óssea normal.

** Caso tenham interesse em adquirir o MoviARTROSE tecnilor®, podem obter um desconto de 15 % de desconto em encomendas de valor superior a 30,00 euros. Para isso os leitores devem inserir o código BIGMAE8 quando efetuarem a compra na loja online.

MoviARTROSE tecnilor®  – à venda em farmácias e dietéticas seleccionadas.

Disponível também na loja online : www.tecnilor.com

* Publieditorial

Referências para pesquisa:

1-http://media.rtp.pt/blogs/agoranos/medico-de-familia/medico-de-familia-artrite-e-artrose_1558#sthash.H3SV5JfA.dpuf

2- http://histologiaon-off.blogspot.pt/2014/04/patologias-do-tecido-cartilaginoso.html

3 – http://www.revistamaioridade.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=66:artrite-e-artrose-saiba-as-diferencas&catid=36:saude&Itemid=58

4 – http://media.rtp.pt/blogs/agoranos/medico-de-familia/medico-de-familia-artrite-e-artrose_1558#sthash.H3SV5JfA.dpuf

5 – http://www.alternet.pt/olympica/diartro/artrose.html

6 – http://www.fotosantesedepois.com/tratamento-artrose/

7- http://www.farmaciapessoal.pt/index.php/guia-saude/sistema-muscular-e-osseo/osteoartrite-artrose

8- http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/condroitina-e-glucosamina-para-controlar-a-inflamacao-articular/#sthash.2Uwj1dGr.dpuf

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de