Há vários casos de mulheres que tentam, mas não conseguem engravidar, isto não significa que ela seja infértil, o problema da infertilidade feminina só pode ser constatado por um médico especialista em reprodução humana, já que só ele tem a capacidade para fazer diversos exames e analisar os resultados. O normal é que uma mulher que pare de usar métodos contraceptivos demore em torno de 12 meses até conseguir engravidar. Após esse período, se a mulher ainda não engravidou, o recomendado é procurar a ajuda medica que vai desvendar o porquê que a mulher não consegue engravidar.

Depois de todos os exames feitos para saber por que a mulher não engravida é que o médico fará um diagnostico; na maior parte dos casos, a infertilidade feminina pode ser revertida. A mulher deverá fazer um acompanhamento médico, o qual poderá estar incluso a orientação para a Monitorização da Fertilidade (que é a prática de se observar os sinais da fertilidade da mulher para determinar as fases férteis e inférteis do ciclo menstrual).


As causas da infertilidade feminina são as mais diversas como:

-Problemas ovulatórios, descontrole hormonal, obstruções na trompa, endometriose,  alguma aderência que dificulte a mobilidade do óvulo,  doenças no útero, anemia,  infecções no colo do útero, fumo, alcoolismo,  problemas de pesos, ou até mesmo fatores imunológicos.

A maioria das mulheres inférteis apresenta Síndrome dos Ovários Policísticos,  problemas na tireóide ou nas glândulas supra-renais. A infertilidade ainda pode ser causada por miomas e pólipos que ficam fixados no útero impedindo que a mulher consiga engravidar.

Há casos ainda que o próprio corpo da mulher impeça a gravidez, já que o espermatozóide do homem é visto como um intruso pelo corpo da mulher e ela acaba combatendo o espermatozóide e acabando com qualquer chance de gravidez.
É por esse motivo que o médico precisa diagnosticar a mulher e ver as causas da infertilidade, já que como dito, muitas delas podem ter tratamento e são facilmente revertidas.

Um dos exames feitos para detectar as causas da infertilidade feminina é  a ultrassonografia pélvica, e também o histerosalpingografia, que mostra o estado da trompa da mulher. Se diagnosticado algum problema, a mulher pode começar o tratamento com monitoramento da ovulação e doses de hormônios.

Pode-se fazer também exames de analises clínicas como: verificação de taxas hormonais,  hemograma completo, glicose, colesterol, etc.

Um diagnóstico mais completo do problema de infertilidade feminina também pode ser feito com a laparoscopia ginecológica; ele só é realizado se os outros exames não apontarem nenhuma causa aparente para a infertilidade feminina. Hoje em dia a medicina tem inúmeros recursos tecnológicos que podem identificar qual o tipo de problema que a mulher tem, e a maioria deles tem tratamento.

Saiba mais em:

– Principais Causas da Infertilidade Feminina

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

11
Deixe um comentário

9 Comentários da discussão
1 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
10 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Maria

Realmente são muitos os casais que sofrem com a infertilidade, é muito frustrante.

eliane

oiii tive um aborto espontâneo em 2006 e só consegui engravidar em 2008 tenho um menino…. mais gostaria de ter outro filho e já fazem cinco anos será que sou infértil??

karina Marciano

oie tdo beem, gostaria de sabe o que eu faço quero ser mãe tomei essa decisão faz um tempo já sei que sou nova,só tenho 18 anos, mais gostaria da dar um filho ao meu marido venho tentando já faz 1 e meio…estou com problemas de mentruação atrasada mais tenho tireoides só que minha tireoides é controlada, só que eu não sei o que fazer não sei o fazer eu e meu marido queremos muito um bebe só esse mês ainda não veio para mim menstruaçã,não sei se crio esperança pois é meu sonho sinto muita dor de cabeça cansaço… Ler mais »

lilian

minha mestruaçao é irregular ,se eu tomar o anticoncepcional ela vem se eu nao tomar ela nao vem queria saber se mesmo assim posso engravidar.

Lilian isso so acontece ou porque vc esta tomando a pilula errado ou ela nao é adequada a você. Procure seu medico.

Silvana

Ja tenho uma filha de oito anos nao foi dificil engravidar dela apenas 4 meses de tentativas.agora etou tentando engravidar a 1 ano e7 meses e nao consigo sera que posso ter ficado infertil.a tanbem tenho ovarios micropolicisticos sera que pode ser eles que mi atrapalhao a engravidar,mas meu medico dis que posso sim ficar gravida mesmo com esses ovarios . Se alguem ja passou por isso e deu tudo serto me conte pois estou muito triste pois nao queria que minha filha fosse sozinha e tenho medo do meu marido me deixar pois e o sonho dele ser pai… Ler mais »