Gravidez Saúde da Familia

Quando ir à consulta pós-parto

Quando ir à consulta pós-parto
5 (100%) 2 votos

Um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, aponta que  49,6% das novas mães não retornam ao médico após o parto, ou seja, quase metade das mulheres não volta ao obstetra no pós-parto. Esta pesquisa aponta que muitos problemas de saúde surgem nesse período por negligência das novas mães.

Recebo com frequência emails e comentários de mamães que não sabem agir com alguma situação que ocorreu no pós parto como uma dor diferente, problemas na cicatrização dos pontos, febre, dificuldade em urinar, problemas em conseguir amamentar o bebê, etc. O que costumo responder é que é de suma importância que nos meses seguintes a  mamãe retorne ao ginecologista ou obstetra que a acompanhou durante o pré-natal para poder avaliar a recuperação no pós parto e o seu estado de saúde em geral. Só o médico que acompanhou toda a gravidez é capaz de analisar o resultado dos exames e perceber se está tudo bem com a mulher.

Quando ir à consulta pós-parto

Quando deve ser feita a primeira consulta pós parto?

A primeira consulta da mulher após o parto deve ser cerca de 10 dias após de nascimento do bebê. Essas consultas são extremamente importantes pois nela serão avaliadas as condições gerais de saúde da mulher, também poderão ser identificados problemas como alterações na tireoide, problemas na pressão arterial, cicatrização dos pontos no caso de parto cesárea, cicatrização no caso da episiotomia no parto normal, dores localizadas, dificuldades para urinar,  e problemas para amamentar. A mamãe também será orientada quanto ao método contraceptivo que deverá adotar para evitar uma gravidez indesejada nesta fase tão sensível e de recuperação que ela se encontra. É nessa consulta que a mamãe deve ir preparada com a sua listinha de perguntas para não esquecer de perguntar nenhum detalhe ao médico. Nesta consulta pós parto o médico irá avaliar a recuperação da mulher e pedir novos exames.

Quando deverão ocorrer as próximas consultas?

A segunda consulta ocorrerá 30 dias após o parto para verificação das condições gerais de saúde e verificação de restabelecimento de alguma situação anormal identificada na consulta dos 10 dias pós parto. Caso seja detectado algum problema especifico, o médico poderá fazer o encaminhamento para que seja feito um acompanhamento com outros profissionais de outras especialidades médicas.

Não descure da sua saúde. Cuide-se, primeiro para que você se restabeleça rapidamente no pós parto e possa retomar a sua rotina normal e depois porque você tem que estar em ótimas condições para poder cuidar do mais novo membro da família, o seu bebê!

Veja também: – O que é permitido ou não fazer na quarentena



Deixar 1 Comentário

Captcha