Bigmãe
Primeira Comunhão

Primeira Comunhão

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia, é um ato religioso da Igreja Católica Apostólica Romana, onde é celebrada a primeira vez que a criança cristã recebe o Corpo e o Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho; e recebe pela primeira vez a hóstia que simboliza o corpo de Jesus Cristo.

Primeira Comunhão

O que é a Hóstia?

A hóstia, é um pão sem fermento produzida com água e farinha de trigo, sem adição de fermento ou sal, em forma redonda e com cerca de 3 cm de diametro; a qual deverá ser colocada na boca da criança em momento de oração. A produção da hóstia que será consagrada pelo sacerdote, ainda é feita de forma artesanal em algumas localidades, mas já existem máquinas para facilitar o processo.

Como a criança se prepara para receber a Primeira comunhão?

Normalmente, antes da criança cristã receber a Primeira Comunhão, elas têm que passar por um cursinho preparatório denominado como ‘catequese’ ou ‘catecismo’  onde aprenderá os principios e conhecimentos da Igreja Católica, como os 10 mandamentos, os 7 pecados capitais, os 7 sacramentos, vida e morte de Jesus Cristo, os deveres de um cristão, etc.

Também terá que saber responder, entre outras, às seguintes questões: “Quem é Deus?” e “Quem é Jesus Cristo? Para a realização da ‘Primeira Comunhão’ para além de aprender os ensinamentos da Igreja Católica, é necessário que o catequizando faça a confissão dos pecados particularmente com o padre, o que irá permitir que o catequizado, receba a Sagrada Eucaristia .

Como é a Cerimônia da Primeira Comunhão?

É uma cerimônia muito bonita e permite que a criança conheça não só os ensinamentos de Deus, bem como também passe a ter um convivio religioso mais efetivo frequentando as missas dominicais, onde poderá encontrar os colegas que com ela fizeram a catequese.

A primeira comunhão é celebrada em uma missa solene, diferente  de uma missa comum porque esta será dedicada exclusivamente à criança que receberá Jesus Cristo pela primeira vez.  A criança que faz a Primeira Comunhão leva o pão e o vinho ao altar, e o padre apresenta-as a Deus oferecendo para que se convertam no Corpo e Sangue de Cristo. A primeira comunhão é o momentoda cerimônia, em que  a criança receberá Jesus Cristo através do pão e do vinho.

O padre aproxima-se da criança e pronuncia as palavras «O Corpo e o Sangue de Cristo» ao que o criança responde «Amém», demonstrando sua fé no sacramento e recebendo em sua língua a hóstia consagrada.

Após a comunhão, a criança deve se manter em silêncio e em oração agradecendo tudo o que tem recebido, a vida, sua família, a primeira comunhão e pedindo as bençãos necessárias para ser um bom e generoso cristão.

Veja no vídeo abaixo como é linda a celebração da Primeira comunhão em Portugal:

Primeira Comunhão from OC Videos on Vimeo.

Que roupa se usa na Primeira Comunhão?

Assim como o batismo, também é necessário uma roupa especial para receber a Primeira Comunhão. Geralmente a roupa é branca ou bege, devendo ser perguntado na Igreja onde a criança receberá a Primeira Comunhão se há algum procedimento extra a ser seguido.

Utiliza-se também nos momentos de oração uma vela longa branca decorada de acordo. Se for para o menino geralmente tem detalhes em tons de azul claro. Se for para a menina geralmente tem detalhes em tons de rosa claro. O terço não deverá ser esquecido, bem como uma pequena bíblia.

Após a Primeira Comunhão o que pode-se fazer para celebrar este momento único em família?

Tal e qual o batismo, os pais podem após a cerimônia optar por um almoço em familia para a celebração da mesma. Sugerimos também que se façam lembrancinhas para oferecer aos convidados como forma de tornar esta data um marco religioso na vida da criança.

O que oferecer como lembrancinhas de Primeira Comunhão?

– Tercinhos
– Mini Biblias
– Mini velas decoradas
– Porta-Retrado alusivo ao tema Primeira Comunhão
– Marcador de Livros em Papel Vegetal contendo o simbolo da Primeira Comunhão
– Anjinhos
– Medalhas do Anjo da Guarda