Primeira Comunhão

Gostou deste Post?

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia, é um ato religioso da Igreja Católica Apostólica Romana, onde é celebrada a primeira vez que a criança cristã recebe o Corpo e o Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho; e recebe pela primeira vez a hóstia que simboliza o corpo de Jesus Cristo.

A hóstia, é um pão sem fermento produzida com água e farinha de trigo, sem adição de fermento ou sal, em forma redonda e com cerca de 3 cm de diametro; a qual deverá ser colocada na boca da criança em momento de oração.

A produção da hóstia que será consagrada pelo sacerdote, ainda é feita de forma artesanal em algumas localidades, mas já existem máquinas para facilitar o processo.

Normalmente, antes da criança cristã receber a Primeira Comunhão, elas têm que passar por um cursinho preparatório denominado como ‘catequese’ ou ‘catecismo’  onde aprenderá os principios e conhecimentos da Igreja Católica, como os 10 mandamentos, os 7 pecados capitais, os 7 sacramentos, vida e morte de Jesus Cristo, os deveres de um cristão, etc.

Também terá que saber responder, entre outras, às seguintes questões: “Quem é Deus?” e “Quem é Jesus Cristo? Para a realização da ‘Primeira Comunhão’ para além de aprender os ensinamentos da Igreja Católica, é necessário que o catequizando faça a confissão dos pecados particularmente com o padre, o que irá permitir que o catequizado, receba a Sagrada Eucaristia .

É uma cerimônia muito bonita e permite que a criança conheça não só os ensinamentos de Deus, bem como também passe a ter um convivio religioso mais efetivo frequentando as missas dominicais, onde poderá encontrar os colegas que com ela fizeram a catequese.

Assim como o batismo, também é necessário uma roupa especial para receber a Primeira Comunhão. Geralmente a roupa é branca ou bege, devendo ser perguntado na Igreja onde seu filho receberá a Primeira Comunhão se há algum procedimento extra a ser seguido.

Utiliza-se também nos momentos de oração uma vela longa branca decorada de acordo. Se for para o menino geralmente tem detalhes em tons de azul claro. Se for para a menina geralmente tem detalhes em tons de rosa claro. O terço não deverá ser esquecido, bem como uma pequena bíblia.

Tal e qual o batismo, os pais podem após a cerimônia optar por um almoço em familia para a celebração da mesma. Sugerimos também que se façam lembrancinhas para oferecer aos convidados como forma de tornar esta data um marco religioso na vida da criança.

Sugestões de Lembrancinhas:
- Tercinhos
- Mini Biblias
- Mini velas decoradas
- Porta-Retrado alusivo ao tema Primeira Comunhão
- Marcador de Livros em Papel Vegetal contendo o simbolo da Primeira Comunhão
- Anjinhos
- Medalhas do Anjo da Guarda



Gostou deste Post?

Comentários

  1. André diz:

    Ótimo!
    Objetivo e de fácil assimilação a sua explicação. Melhor que muitos sites católicos.
    Da próxima vez não esqueça de colocar o seu nome no artigo ou a fonte de onde foi retirado para que alguém que deseje, possa se aprofundar.
    Parabéns!

  2. Denise diz:

    Excelente! O texto é bem claro e me ajudou a decidir se deveria ou não oferecer alguma lembrancinha.

  3. Ana diz:

    Gostaria de lembrar que a hóstia não simboliza o corpo e sangue de Cristo, mas é o próprio Cristo transubstanciado. A catequese não é um cursinho que tem começo e fim. A catequese é um aprendiazado permanente. A missa, acima de tudo, é um encontro com Deus e a roupa é o que menos importa!!! Importante mesmo é o que o nosso coração veste!!!! A primeira Eucaristia não é um ato social, mas um profundo e íntimo encontro com Cristo, que talvez algumas crianças e até mesmo adultos, ainda não consigam entender, mas tal sentimento vai elucidando-se com o convívio e testemunho da familia e da comunidade. Nós só podemos falar do que conhecemos e se não conhecemos é bom informar-se antes de falar. E quando trata-se de Jesus, tenho certeza que Ele fica muito contente em ver que ainda há pessoas que interessam-se pelos seu ensinamentos, a Igreja está sempre de braços abertos para ajudar quem quiser aproximar-se de Jesus. Não considere meu comentário como crítica, mas como complemento do que você escreveu, certamente com muito carinho.

    • admin diz:

      Cara Sra. Ana, muitissimo obrigada pelo seu esclarecimento em nosso blog.
      É muito bom saber que as pessoas estão atentas aos deveres cristãos e que têm conhecimentos dos mesmos.

      E bom saber tb que quem não os tem, tenta de alguma maneira difundi-los, de certa foram tentando colocar na humanidade um pouco mais de generosidade, paz, afeto e quem sabe diminuir assim o egocentrismo humano.

      Agradecemos as suas elucidações quanto ao tema em questão.Volte sempre.

  4. Márcio diz:

    Excelente!!!

    Farei hoje minha primeira Eucaristia, e estes ensinamentos de vcs me inspiraram muito.
    Obrigado

  5. ana zélia diz:

    OI pessoal, quero deixar um convite a todos que ainda não fizeram a primeira comunhão e a crisma que façam, independente da idade, eu ano passado conseguir realizar um grande sonho, que foi concretizar e reforçar meu desejo de ser uma cristã convicta, aos 34 anos fiz esses dois sacramentos, foi uma emoção indescritivel e única, me emocionei muito, hoje me sinto realizada, e to ajudado no que posso na minha comunidade,sou catequista e faço parte do grupo do dízimo.
    Então não tenham vergonha, nunca é tarde pra começar…BOA SORTE!

  6. maria do carmo fonseca de sousa diz:

    como posso conter tda as informações sobre a primeira comunhão neste assunto esclarecido

  7. adailton diz:

    Muito bem explicado, só que a hóstia não simboliza Jesus Cristo, ela é o próprio Jesus Cristo mediante aquele que tiver fé e que esteja recendo naquele instante.

    • admin diz:

      Muito obrigada Senhor Adailton, o simbolismo da hóstia como o senhor mesmo disse relaciona-se a: ‘mediante aquele que tiver fé e que esteja recebendo naquele instante.’
      Algumas pessoas aprenderam na catequese que a hóstia é o SIMBOLO do corpo de Cristo, e outras que é o PROPRIO Cristo, não quero aqui iniciar uma discussão religiosa. Fiz o post mediante minha aprendizagem e orientações recebidas como cristã, sinto muito se diverge da opinião do senhor.

  8. JOSE ROBERTO brisighello diz:

    GOSTARIA DE SABER SE UM A AVÓ PODE PEGAR UMA HOSTIA PARA SUA NETA E LEVAR PARA ELA,E PELO VISTO ELA NÃO TINHA A PRIMEIRA COMUNHÃO.AGRADECIDO ESPERO UMA RESPOSTA

    • admin diz:

      Ola Sr. Jose Roberto, que eu saiba não. Para receber a Hostia é necessario que a criança faça o catecismo e aprenda o significado da comunhao bem como outros conhecimentos religiosos.

  9. Raylane diz:

    Eu adorei o texto,ele estava exelente

  10. Edna Pereira da Silva diz:

    Olá!o corpo e o sangue Cristo nos faz reviver cada dia.é preciso estarmos sempre em comunhão com os irmãos tbem .

  11. elaine diz:

    eu gosto muito do igreja e voce gosta

  12. elaine diz:

    vou fazer a primeira comunhao em novembro

  13. Tania Maria de Olivcira diz:

    A criança que ainda não fez o catecismo hoje com 14 anos e mais tarde quando for maior de idade já formado e ter seu sustento financeiro e trabalhando e querer se casar na igreja, está criança poderá realizar o catecismo junto ao seu casamento ou não? Caso negativo qual o recurso que este ser humano teria direito junto a igreja?
    Muito obrigada pela atenção
    Tânia

  14. Deborah Sara diz:

    Minha primeira comunhão está chegando eu estou anssiosisima para ver meu vestido eu aposto que vai ser dimais não vejo a hora para a minha primeira comunhão chegar apesar de está bem perto eu acho que vou arrasar.!!!!!!!!!!!!!!

  15. samara cordeiro de oliveira diz:

    agora que fiquei sabendo de tudo isso eu não vejo a hora de fazer a primeira comunhão

  16. Alessandra diz:

    Adorei o esclarecimento,eu tenho 19 anos e ainda não fiz a primeira comunhão e lendo esse texto e os comentários fiquei mt motivada,com vontade d fazer…e vou fazer..mt obrigada

  17. guilermina diz:

    ola,eu estou terminando de fazer minha primeira comunhão,e gostei muito,mas estou com um problema mainha igreja não deixa usar vestido,tenho que usar saia e blusa,mas eu acho que não esta adequado,pois na minha opinião a comunhão é uma data tão especial e saia e blusa ñ fica bonito .eu andei pesquisando e vi vestidos lindos,mas meu pai tamb ñ quer nada extrvagante.mas a roupa ñ tem nada a ver o importate mesmo é receber cristo em corpo e alma

  18. Marcia valeria diz:

    Ola,
    Muito bom o seu blog… Sou catequista e venho reforçar os comentários a respeito da Hostia. Os irmãos que comentaram estão corretissimos. Muito Obrigado por ter um blog que fale sobre Nosso senhor Jesus e que está plantando sementinhas de amor no coração de seus leitores/ seguidores.. qts pessoas estão sensibilizadas e querem ter este Encontro com Jesus…Parabéns e estou emocionada em encontrar um Blog tão carinhoso.. se aprofunde mais nos assuntos e quem sabe se torne Catequista… deixa Papai do Céu falar ao seu coração e vá ao encontro DELE.
    Qto a Amiga Tânia que está perguntando da idade de 14 anos… Amada.. após os 15 anos ja poderá ingressar na catequese de adultos ou iniciar o Crisma.. poderá fazê-lo junto… Se por ventura essa pessoa resolveu casar na idade adulta e não fez a primeira Eucaristia.. se for da vontade dela ou de ambos…. poderá faze-lo tb no dia do Matrimônio.. basta que tenha uma preparação antes e o próprio padre os auxiliará.
    A igreja não proibe que o casal receba o matrimônio sem ter feito a primeira eucaristia. o que não pode é se casar sem serem batizados.
    Algumas paroquias exigem que os façam….
    É só se informar. bjs

  19. marcos diz:

    vou faser minha primeira comunhão agora em abril estou muito feliz.

  20. katarynne diz:

    Gostei muito do texto!Esse texto me ensinou a como fazer a minha primeira comunhão.Há!já sei como fazer minha lenbrancinha.beijos de katarynne e família!!!!!

  21. Daniela Ferreira Calasans Lima diz:

    gostaria de saber se os convidados presenteiam as criancas na eucaristia com o que? E gostaria de saber o que acha dos convidados oferecerem dinheiro para as criancas, pois moro na Alemanha e isso é bem comum, valores altos sao oferecidos. acho um ato inadequado, pq termina sendo alg comercial ao inves de ser puro.

    • admin diz:

      Daniela, geralmente oferece-se uma prenda religiosa em ouro, como uma pulseirinha do anjo da guarda, ou um tercinho de prata ou ouro, depende de cada pessoa. Agora se na Alemanha a regra é oferecer dinheiro, talvez não seja de bom tom fugir a isso.

  22. maia diz:

    oi eu tenho 25 anos gostaria de fazer a primeira comunhao mas trabalho de dia, e anoite estudo,preciso de uma alternativa,pra min fazer a primeira comunhao.desde ja obrigado

  23. leticia diz:

    legal a minha 1 comunhao é ano que vem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. teresinha diz:

    Sou catequista desde sempre,fico imensamente emocionada quando vejo crianças felizes por receber o Corpo e O Sangue de JESUS CRISTO na Santa Hóstia consagrada,para nós católicos praticantes e fervorosos,é o máximo,principalmente quando sabemos respeitar e aceitar todas as outras religiões,mas nenhuma delas nos faz tão completos como a NOSSA POIS TEMOS NOSSA MÃE MARIA,intercessora junto aO FILHO.

  25. patricia diz:

    Boa noite. aminha filha temdez anos e amanhã vai fazer a 1º comunhão.Se por um lado estou feliz por outro sintome de alguma forma angustiada.Houve uma reunião para combinar com os pais horarios.vestes e aonde perguntei porque que não levam a vela de batismo pois sempre vi a vela de batismo acompanhar o cristão na 1º comunhão.disseram que não se levava a vela nao acho correcto e pelo o conhecimento que tenho teria que levar.Gostava que alguem me ajudasse de alguma forma.manuscritos qualquer coisa.Bem aja

  26. Elizabeth diz:

    Boa tarde, só fazendo uma grande correção, a Eucaristia não simboliza o corpo e sangue de Cristo, mas é verdadeiramente o Corpo e Sangue de Cristo!Porque Jesus disse:ISTO É O MEU CORPO,ISTO É O MEU SANGUE!
    UM ABRAÇO FRATERNO EM JESUS E MARIA.

  27. taise diz:

    quando foi instituisda a euarestia?

    • Sandra diz:

      A eucaristia foi constituida por Jesus Cristo no dia em que Jesus se reuniu com os apostólos na (santa ceia) antes de sua saga de morte onde foi morto e crucificado, e ofereceu seu corpo e seu sangue em especie pão e vinho.

  28. Andrea Nascimento diz:

    Oi, kátia!
    Tudo bem? Adorei o seu post, preciso muito da sua ajuda, tenho dois filhos que estão fazendo catequese e vão fazer a primeira comunhão no final do ano, uma menina a Carolina de 09 anos e um menino João Pedro de 10 anos. Gostaria de saber se você poderia formular umas perguntas referente ao que eles aprenderam na catequese, como são crianças são meios dispersos, seria mais como um reforço. Aos domingos eles frequentam a missa.
    Desde já agradeço o carinho e atenção.
    Muito obrigada.
    Andrea.

    • katia diz:

      Olá Andrea, atualmente não tenho idéia de como são as catequeses. As que eu conheço, nas paróquias que eu conheci há alguns anos, as crianças tinham um pequeno livro para estudarem os quais continham ensinamentos sobre como rezar o terço, a vida de Jesus, as orações sagradas como Ave-Maria, Pai-Nosso, Salve- Rainha e o Credo. Para além disso as crianças aprendiam sobre o significado dos salmos, do batizado, primeira comunhao e crisma. Penso que as perguntas podem girar em torno de todos estes temas; porém não sei o que os seus filhos aprenderam na catequese que eles frequantam.

  29. camilla ribeiro diz:

    eu adorei vou fazer a primeira comunhão estou fazendo a catequezi mas émuito legal la mas assim a gente tem q levar tem q levar la muito a serio por que nao é nenhumaq brincadeira a gente estuda a vida de Deus e eu camilla estou adorndo fazer a primeira Ocaristia ne é muito legal espero q vcs saibam fazer a primeira Ocaristia e levar tudo a serio por q é´muito legal laa confesso a vcs que eu nunca me senti tao bem quanto fazendo e me preparando para reseber o corpo de Cristo em mim

  30. silvana diz:

    Olá sou maior de idade e gostaria de fazer a primeira comunhão ainda da tempo?tenho q começar desde o começo ou posso fazer da 1 a 4 ano de uma vez por causa da idade? grata.

  31. EVANGELCIA diz:

    Sou casada no padre e civil, tenho uma filha de 4anos, que ja é batizada. Diz a biblia que criança e idoso não podem comungar pois são considerados incapazes da razão. Mais ao mesmo tempo diz que são anjos. Minha filha foi comungar comigo e foi proibida do ato porque a catequese só se pode fazer com sete anos. Minha filha é um anjo porque ela não pode compartilhar do corpo e sangue de jesus cristo?

    • katia diz:

      Evangelcia, para que se receba a hóstia e se possa comungar é necessário que a pessoa tenha feito a 1ª comunhão, antes da 1ª comunhão a
      criança deve frequentar a catequese ou catecismo para poder aprender o significado da comunhão e
      da vida em Cristo. Ela nao pode participar de um ato como comungar sem saber o significado daquilo.
      Não faz sentido.
      Comungar para que e porque se ela ainda não tem noção do que é aquilo?

  32. KAREN SANTOS diz:

    EU SOU CATÓLICA E IREI FAZER 1 COMUNHAO AMANHA (DOMINGO)EU VOURECEBER JESUS EM MEU CORAÇAO

Trackbacks

  1. [...] hóstia é o elemento principal dessa cerimônia pois representa  Jesus Cristo. A Primeira Comunhão, também, é chamada de a Primeira [...]

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online