origem da família

A origem da família é uma questão que por vezes ‘paira’ em nossos pensamentos. Quando surgiu, como surgiu, qual a origem, etc. A família é a unidade básica da sociedade e é formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligada pelos laços afetivos. Este é o conceito básico do que é família, mas a origem do termo vem de séculos atrás. Família é um grupo de pessoas que representa uma parte da sociedade e influencia e é influenciada por outras pessoas ou instituições.

Os membros da família que tenham um ancestral em comum costumam apresentar o mesmo sobrenome. É isso que caracteriza que uma pessoa pertença ao mesmo clã que a outra. A família é responsável por criar os laços que unirão as pessoas durante os anos.

Os diferentes indivíduos dentro de uma família podem ser divididos por geração, função ou interesse e exercem um tipo diferente de poder. Cada membro tem o poder de afetar o outro a qualquer momento, seja usando o poder ou sua classificação dentro da família.

Origem da palavra Família

O termo família surgiu do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Esse termo foi criado na época da Roma antiga e servia para designar um grupo que era submetido à escravidão agrícola.

A designação usada para família ligada por laços de sangue ou emotivos era a de “família natural”. Naquela época a família era composta por pai, mãe e filhos em uma estrutura patriarcal.

História

Apenas na idade Média que as pessoas tinham duas famílias, patriarcal ou maternal; os casamentos eram feitos por descendência. Com a revolução Francesa os casamentos passaram a serem laicos e na Revolução Industrial, com a migração para a cidade os laços na família se estreitavam e se tornaram menores. A mulher começa a participar do mercado de trabalho e a educação dos filhos é obrigação das escolas, já os idosos começam a deixar de ser obrigação das famílias e passam aos cuidados de instituições de assistência.

Nesta altura a família já era definida como um agregado doméstico.  Como visto ao longo dos anos a família vem acompanhando as mudanças religiosas, econômicas e sociais. Assim sendo, a família deve ser encarada como tudo aquilo que integra a comunidade a que está inserida.  A relação de laços entre indivíduos que pode ser considerado família data de 4600 anos atrás segundo dados de pesquisadores que descobriram quatro corpos como sendo uma mãe, um pai e seus dois filhos, de 8 e 5 anos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

mais recente mais antigo mais votado
Notificação de

Eu gostaria muito de ter acesso às fontes de pesquisa que você utilizou, principalmente na conclusão de que aparentemente a estrutura familiar seja datada de 4600 anos. Se for possível esta resposata, gostaria de ser notificado por email.

Grato.
Saudações do Brasil,
João Lins.

Boa tarde João,
Poderá obter maiores informações em diversos sites como este por exemplo: http://www.pesquisedireito.com/a_familia_conc_evol.htm
O que fiz foi apenas um pequeno resumo de tudo que tenho lido através das últimas décadas.
E este post necessita de um bom up grade pq já descobri muitas outras informações relevantes para serem acrescentadas.

Boa tarde João,
Respondido por email.

julieta M.

com este dinamismo social onde as finanças discartam o termo familia, o tema é uma mais valia. Alerta-nos sobre os valores familiares e cuidados a ter para o nosso bem estar. Amei, valeu mesmo em nome de todas as familias Angolanas o nosso muitooooooooooo obrigadoooooooooo

Olá Julieta, que alegria receber um comentário de uma Angolana.
Sim, concordo consigo, temos que aprender a valorizar a família e dar força a esse laço tão importante que temos em nossas vidas.
Um beijinho grande.

judce fonseca

isso é bom de mas me ajudou a perceber melhor as minhas ideias a respeita da familia

judce fonseca

sociedades em crise tudo porque as pessoas fallam pouco a respeito das familias esse teste foi bem aproveitoso mas seria muito bom que as familias tivessem intendido que a organização de uma sociedade esta na organização das familias.

Maria Aparecida Laureano

amei era tudo que eu procurava, muito bem. obrigada me ajudou e muito!