Como preparar o Batismo do Bebê

O Batismo do Bebê na religião católica é o primeiro sacramento que aquela pessoa irá receber, agora em sua iniciação à vida religiosa. É uma celebração de bênção e comunhão, nas apenas da criança, mas de todos aqueles que a cercam. O compromisso assumido, não apenas pelos pais, mas também pelos padrinhos de guiar e conduzir pelo caminho da paz, amor e sabedoria.

Grande parte das famílias optam por batizar os bebês logo nos seus primeiros meses de vida (entre 3 e 7 meses). Mas esta não é uma regra e sim uma opção de escolha dos pais. Existem Igrejas que realizam o batismo da criança entre os 6 e 7 anos de idade. Porém, este processo de preparação é um pouco diferente daquele com os bebês. Aconselha-se conversar com o representante da Igreja (padre) para que ele possa orientar.

Como preparar o Batismo do Bebê na Igreja Católica

batizado do bebê

Algumas famílias optam por começar os preparativos bem cedo. Até mesmo antes do bebê nascer, já há o convite para os padrinhos de Batismo. Mas não basta nomear. Existe toda uma preparação que deve ser realizada. Para ajudar com essa tarefa, acompanhe as recomendações para preparar o Batizado do seu filho (a):

1. Padrinhos

Escolha alguém que você tenha afinidade, consideração e amizade. Batizar uma criança é um ato Cristão não só religioso, mas também de amor. Os padrinhos não precisam ser casados entre si, nem frequentar a Igreja da celebração. Porém, é exigido que façam um curso de preparação, que envolve conhecer o Sacramento do Batismo, suas responsabilidades para com a criança e como acontece a celebração.

Leia sobre a Importância do Padrinho e da Madrinha.

2. Igreja

água do batismo

A  Igreja ou Paróquia para a celebração do Batismo do Bebê é uma escolha pessoal. Pode ser aquela que você frequenta ou até mesmo que você foi batizado. Marque com antecedência para poder agendar com os seus convidados. Lembre-se que o Padre pode exigir que os pais e padrinhos frequentem não apenas o curso, mas algumas reuniões para que possam conversar sobre a celebração. Pode ou não haver custos incluídos.

3. Roupa

Recomenda-se que seja uma roupa branca, que representa a pureza, com fácil acesso ou abertura ao peito do bebê, para que ele possa receber o óleo da unção. O mandrião é a roupa tradicional (parece um vestido) e também pode ser utilizada para o Batismo do Bebê. Algumas famílias guardam essa roupa, que passa de geração em geração. Algumas tradições dizem que é a madrinha quem oferece todos os aparatos necessários para o dia.

4. Acessórios do Batizado

Para além da roupa do Batizado do bebê, lembre-se de encomendar alguns itens para que você possa usar e guardar de lembrança deste momento tão importante da vida do seu filho. É o caso da vela, que será acessa (geralmente pelo pai), no Círio Pascal, representando a luz que ilumina e protege o caminho; a toalha que irá secar (o padrinho) a cabeça da criança após o batismo; e terço enrolado nas mãos da mãe ou da madrinha, durante a celebração; e, em alguns casos, a concha (caso queira) que irá derramar a água do batismo na cabeça da criança.

5. Convite

Este deve ser preparado com antecedência para ser entregue aos familiares, com pelo menos 20 dias de antecedência. Lembre-se de informar a data, hora e local da celebração. E se for o caso, o local do encontro após o Batizado do Bebê.

6. Lembrancinhas de Batizado

lembracinha de batizado

Aqui você pode optar por escolher um kit para os padrinhos e uma lembrancinha para os demais convidados. São diversas opções, que vão desde a réplica da vela e toalha do batizado, até mesmo tercinhos, guloseimas (bombons ou bolinhos), anjinhos e orações, por exemplo.

Confira aqui as melhores lembrancinhas de Batizado para se inspirar!

7. Encontro

Normalmente, por ser celebrado durante o dia, costuma-se fazer um almoço para a família. Você pode optar por reunir a família e amigos em um restaurante; na sua casa ou em um salão de festa. Esta é uma escolha particular e que deve ser levada em consideração. Faça um orçamento para ver a melhor opção para os eu caso.

8. Registro do momento

Consulte com o responsável da Igreja escolhida para o Batismo do bebê se é permitido tirar fotografias ou filmar durante a celebração. Você pode optar por realizar as fotografias e filmagem por conta própria (por meio de um familiar) ou então contratar profissionais para este trabalho.

9. Presente do Bebê

Oferecido pelos padrinhos, este presente costuma ser uma joia alusiva a data, como por exemplo uma medalha em ouro do anjo da guarda, uma pulseirinha ou um delicado fio de ouro com a medalha de um santo de devoção da mãe ou da família.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Juli

Genteeeeeee, pelo amor de DEUS, será que vocês não lêem as coisas antes de comentar?
Logo no começo do texto está bem especificado, trata-se de um artigo dirigido à mães que são católicas e não evangélicas. Cada religião tem seus rituais, e se queremos que respeitem as nossas crenças devemos aprender antes a respeitar a crença alheia. Que absurdo, como tem gente complicada nesse mundo, e ainda falam em DEUS…..

Raquel

Gente, esta discussão é aquela que não terá fim, pois cada um tem a sua religião, crença e valores.
Independente da religião, o importante é a criança estar feliz e bem cuidada, seja a família católica, evangélica ou etc. Já fui madrinha e vou ser de novo, por isso li o post e quando achei que teriam mais sugestões para mim, me deparo com esta discussão boba. Quando forem falar do batizado em si e do seu significado, ME AVISEM! FuUuUuUuUuUi!!!

Olá Raquel,

Obrigada pelo seu comentário.
Concordo com a sua opinião, porém o POST propriamente dito não tem nada a ver com a discussão nos comentários. O POST teve objetivo meramente informativo, porém as pessoas se ateem aos comentários. Enfim…..
fazer o que né? Felizmente vivemos num país livre para termos ao menos nossas crenças. A única coisa que não concordo e que habitualmente expresso nos meus comentários é virem me atacar pq sou católica, pq não faço isso com as pessoas.

Um gde abraço e obrigada pela sua participação.

Rosana Selles

O batismo deve ser feito com água isso não significa que é preciso mergulhar uma pessoa numa piscina, que até é anti higiênico onde fazem esses batismos coletivos, várias pessoas são colocadas numas piscinas pequenas. Ora a água é um “símbolo”. E quanto a idade, deve sim a criança ser batizada pois é responsabilidade dos pais e padrinhos cria-la na fé, ensinando a doutrina. Quando deixa para a cça escolher quando crescer pode ser tarde, pois muitos são “roubados” pelos traficantes exatamente na idade que nossas crianças católicas estão fazendo a catequese. É nossa obrigação como pais batizar, educar, cuidar… Ler mais »

DENIZE

tem algum problema em batiza a criança em outra região????????????

Aporte

02 – BATISMO ACUSAÇÃO- O batismo dos católicos não é válido! Só os adultos que crêem podem receber validamente o batismo, que só vale por imersão! RESPOSTA- Onde estão as provas bíblicas para esta afirmação? Não existem! a) Alguns protestantes, (porque na verdade os católicos são crentes por crer em Jesus e são evangélicos por se nutrir do do Evangelho) afirmam que Jesus foi batizado no rio Jordão por imersão. Mas, os Evangelhos não falam disso! Pode ter sido batizado como apresentam as antigas estampas: ficando com os pés no rio, enquanto S. João lhe derramava a água, com a… Ler mais »