Os Principais Métodos de Ensino

Gostou deste Post?

Há vários métodos de ensino que foram criados justamente para que as crianças aprendam com mais facilidade e possam assim aproveitar tudo o que o ensino e a educação lhe oferecem. Cada um desses métodos deve ser estudado e aplicado em um tipo especifico de aluno ou sala de aula, e cada escola pode seguir um destes métodos de ensino ou a combinação de vários. Por isso mesmo é importante você conhecer alguns deles e quando for matricular seu filho numa escola informar-se relativamente ao método de ensino seguido pela escola.

A pedagogia Waldorf é um método de ensino baseado nos estudos do filósofo alemão Rudolf Steiner. Esse método trabalha o desenvolvimento da criança em três âmbitos: físico, social e individual. Os alunos têm que ser divididos em faixas etárias e não em séries, já que cada idade tem uma necessidade especifica que precisa ser atendida. Neste caso a criança estuda na mesma turma dos 7 aos 14 anos; não há repetência.

O outro método é Maria Montessori, que usando o Piaget desenvolveu uma proposta pedagógica para o desenvolvimento infantil. Para ela, o ensino deve ser ativo e cada criança desenvolve um sendo se responsabilidade e aprendizado próprios. Essa técnica enfatiza a concentração de cada criança por meio da manipulação de objetos. O papel do professor é ser um guia que remove as dificuldades das crianças. Esse método usa muitos jogos e brinquedos lúdicos e pedagógicos para tornar tudo mais interessante.

Já o método Piaget diz que a criança entende o mundo espontaneamente e assimilando as coisas. A criança é que fica responsável por organizar ela mesma os dados que recebe; assim ela percebe a melhor maneira de compreender a realidade. Para Piaget, a criança tem uma inteligência lógica que se regula conforme ela evolui. As noções de volume, sequência, proporção e quantidade surgem naturalmente quando a criança interage com o meio. No método Piaget, a escola deveria acompanhar a curiosidade do aluno, propondo atividade e temas que interessem ele naquele momento. É como se a criança naturalmente quisesse aprender.

O pragmatismo também é conhecido como instrumentalismo. É um método que se baseia na ideia que a inteligência é um instrumento e se privilegia a resolução dos problemas e da ciência aplicada. É um modelo que foca mais a parte das disciplinas humanas e filosóficas.

Existe ainda o método construtivismo pós-piagetiano foi elaborado por uma ex-aluna de Piaget. Ela expandiu as ideias do mestre para o campo da leitura e da escrita. Ela descobriu então que os alunos descobrem as regras da leitura antes mesmo de começarem a vida escolar. A grande maioria das crianças tem a capacidade de se alfabetizar sozinha, desde que estimulada por outras pessoas e inserida em um ambiente de alfabetizados.

E por fim, o ensino tradicional. É o método que mais predomina nas escolas e se prioriza totalmente o conteúdo centrado na figura do professor, que é a figura do transmissor da cultura. O sistema de avaliação é que mede a quantidade de informação absorvida pelo aluno.



Gostou deste Post?

Comments

  1. Parabéns,

    interessante conclusão sobre o assunto.

    Agradeceria referências bibliográficas, para pesquisa.
    Obrigado.

Speak Your Mind

*


− quatro = 4