Você já pode ter ouvido e lido muitos artigos que mencionam a psicopedagoga, mas provavelmente não deva saber o que realmente uma psicopedagoga faz. Ela é uma profissional que atua em diversas áreas da educação, do trabalho e até mesmo da saúde de uma pessoa. Em cada um desses setores a psicopedagoga tem uma função distinta, como na escola atuando na parte de coordenação pedagógica ou orientadora dos estudantes e até mesmo dos professores.

A psicopedagoga tem o papel fundamental de analisar as causas que fazem com que os alunos tenham problemas na aprendizagem. A psicopedagoga vai analisar essas causas e propor soluções para que as crianças possam superar os obstáculos e aprender normalmente.

A psicopedagoga vai analisar individualmente a criança e identificar qual é o problema de aprendizagem dela. A partir daí ela vai desenvolver atividades e soluções para poder sanar essa dificuldade. Cada criança tem uma atenção especial.

A psicopedagoga também tem o poder e a função de interferir nos métodos de ensino dos professores. Caso a psicopedagoga veja que o problema não é o aluno, mas a metodologia aplicada, a psicopedagoga vai atuar com a professora para identificar os problemas e assim encontrar soluções.

A psicopedagoga também pode atuar na área da saúde, diagnosticando, orientando e fornecendo atendimento e tratamento para as dificuldades de aprendizagem. Não é preciso recorrer apenas a escola na hora de sanar as dificuldades de aprendizagem, as mães podem lançar mão de outros artifícios como contratar o serviço de uma psicopedagoga para auxiliar a criança.

As dificuldades maiores que as crianças podem ter e que podem ser sanadas com a ajuda de uma psicopedagoga podem ser problemas como por exemplo tentar se expressar com a palavra escrita já que a velocidade das informações é muito alta ou até mesmo problemas para escrever sentenças que façam sentido.

Os métodos de diagnósticos da psicopedagoga são variados e vão de encontro a levantar todos os problemas da criança. Geralmente é feito o uso de técnicas lúdicas para que a criança se sinta mais a vontade e assim possa se expressar melhor.

Saiba mais em:

Psicopedagogia Online

Associação Brasileira de Psicopedagogia

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

16
Deixe um comentário

10 Comentários da discussão
6 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
15 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
rubia

Meu filho tem dificuldades de aprendizado!ele tem 4 aninhos o unico da salinha que não sabe escrever nada,nem seu nome ,numeros,letras!a escolinha pediu pra min procurar uma psicopedagoga ,não conseguem que ele escreva!mas ele é bem esperto,levei no neuropediatra diz não ter nada!vai na fono pois fala pouco pra a idade dele ainda!O que eu faço,gostaria de ajuda?

adriana

Fala pra ele desenhar bastante!!!!! assim ele vai aprender a escrever!!!!
Porque na arte, se faz a escrita!!!

Renata

Olá, gostei da matéria, meu filho tem 7 anos, é super esperto e interessado, estuda em casa para a prova de matemática ( fazemos juntos planos de estudos que ele cumpre muito bem e sempre acerta as questões) infelizmente no momento da prova ele fica ansioso demais e não consegue atingir a média. Temo em deixá-lo de castigo, cortando computador e coisas que ele gosta pois o mesmo se esforça bastante, não estou sabendo muito bem lidar com a situação.

Renata, o caso do seu filho é diferente da maioria das crianças pq como vc mesmo disse ele se esforça, a minha sugestão é que vc o auxilie a trabalhar melhor a ansiedade e o nervosismo na hora da prova, para isso há atualmente muitos métodos que tem ajudado muitas crianças a conseguirem um melhor auto controle como é o caso da Yoga e/ou meditação específicas para crianças. Tente pesquisar sobre o assunto, em Portugal a escritora Isabel Leal escreveu um livro sobre isso, poderá ver no site da autora:
http://www.criancasdeumnovomundo.com
Abçs

ceça

olá , bom dia minha filha tem 8 anos e estou percebendo q ela tem dificultdades para aprender e nao estou encontrando psicopedagoga onde moro no recife

SARA

Olá, meu filho tem 6 anos e vai a escola desde os 3. Esse ano ele ta com muita dificuldades, pq mudou de escola, ganhou uma irmanzinha… Mas tá me dando muita preocupação, pois estou percebendo q ele não tem nenhum interesse na metodologia da nova professora. Não sei mais o q fazer! vou leva-lo a uma psicopedagoga e espera q o ajude.

Rose

Tenho uma filha do coração,ela faz terapia,na escola tem dificuldadepara fazer amizades, nao gosta de estudar,reclama que nao consegue guardar o que estudou, mas no computador ela domina muitobem, muito preguiçosa, nao gosta de fazer nada e nem lições, precisoficar cobrando dela, por favor uma luz……obrigada

Olá Rose, Um dica que sempre dou, apesar de não saber a idade da sua filha, são as regrinhas da Super Nanny: http://www.bigmae.com/regrinhas-da-super-nanny/ Criança tem que “funcionar” na base do incentivo e “trocas” saudáveis. Se ela se comportar bem durante todo dia, fizer as lições, estudar direitinho, tomar banho, arrumar o quarto e etc. Ganha um estrelinha por dia, ao fim de uma semana tem direito a um prêmio que pode ser um passeio, ou algo que ela queria muito. Cumpriu, ganhou. Não cumpriu, não ganha. 😉 As responsabilidades devem ser ensinadas desde cedo, hora de acordar, hora de estudar,… Ler mais »