O que é Doula?

Gostou deste Post?

Você pode por muitas vezes ter se deparado com a palavra doula sem saber o que ela realmente significa. Em um sentido mais amplo, doula significa mulher que serve. É um termo muito usado para as mulheres que ficam do lado das mães antes, durante e após o parto oferecendo todo o suporte que a mulher necessite.

Antigamente, era muito comum as mulheres serem acompanhadas no parto por mulheres mais experientes (que não precisam ser especialmente da família) que já haviam passado por todo aquele processo e saberiam acalmar e orientar a mulher. Essas mulheres iam até além do parto, já que nas primeiras semanas de vida do bebê elas ficavam na casa da nova mamãe ajudando nos afazeres domésticos e cuidando das crianças.

Apesar de todos os avanços da medicina, o lado humano ainda é esquecido. O médico fica ocupado com o parto, as enfermeiras com os cuidados com a mãe e o bebê. E quem cuida do lado emocional da mulher? É por isso mesmo que a doula existe em muitos países como Portugal por exemplo, para preencher esse vazio que a mulher sente na hora do parto; para que ela não se sinta sozinha, muito menos desamparada ou com medo.

A doula ampara a mulher psicologicamente para que ela não se sinta sozinha muito menos temerosa. Algumas mulheres podem sentir desconforto na maternidade, com as pessoas desconhecidas e o ambiente não tão agradável. A doula fará com que a mulher se sinta mais amparada e sem medo do que está por vir.

A doula está preparada para orientar o casal sobre o que irá acontecer na hora do parto e como será esse grande momento para o casal. Depois, na hora do parto, a doula será a transição entre os médicos e a mãe, atenuando a tensão do ambiente e deixando a mulher confiante.

A doula também ajuda no trabalho de parto, deixando a mulher nas posições mais confortáveis para que ela não sinta dor nem desconforto. Depois de o bebê ter nascido, a doula ainda orienta as visitas ao bebê, além de orientar a mãe na hora da amamentação e dos cuidados pós parto.

Mas lembre-se, a figura da doula não substitui o pai da criança. Além disso, a doula não está autorizada a fazer nenhum procedimento médico. Ela está ali para prestar assistência psicológica a mãe e a deixar mais segura e tranquila para receber o bebê.

Saiba mais em: – Rede Doulas

 



Gostou deste Post?

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online