InícioFamíliaImportância do Padrinho e Madrinha de Batizado

Importância do Padrinho e Madrinha de Batizado

Publicado em

Não há honra maior do que ser madrinha ou padrinho de batizado de uma criança, mas esteja atenta pois esta honra vem acompanhada de muitas outras responsabilidades. Ser madrinha ou padrinho de batismo é um passo muito importante, tanto para você quanto para os pais do bebê e até mesmo a criança.

Os pais da criança que irá ser batizada transmitem para o padrinho e a madrinhas a responsabilidade de zelar pela educação e criação dos filhos, durante a vida da criança ou caso um dia eles venham a faltar; ou seja, é como se você fosse uma segunda mãe ou um segundo pai para a criança.

O que é o Batismo?

O batismo é o sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado. O Batismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado.

O fato de que o batismo seja geralmente ministrado a crianças recém-nascidas, que ainda não  estão dentro da vida cristã por vontade própria, explica que quando a criança chegue a uma idade em que tenha discernimento e capacidade intelectual para decidir se quer ou não permanecer na Igreja Católica  receba então um outro sacramento, a Crisma.

Veja também: Os 7 Sacramentos

Se o batismo perdoa os pecados, porque um bebê teria que ser batizado dado que ainda não tem pecados?

A Igreja Católica insiste no batismo às crianças porque “tendo nascido com o pecado original, elas têm necessidade de ser libertadas do poder do Maligno e de ser transferidas para o reino da liberdade dos filhos de Deus”.  A Igreja recomenda evitar que uma pessoa não batizada venha a morrer  sem a graça do batismo.

Por quem poder ser ministrado o batismo?

O batismo deve ser ministrado por um sacerdote, porém diante de uma situação extrema de um doente  estar prestes a morrer, qualquer pessoa pode e deve batizá-lo, dizendo “Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, enquanto que, com o polegar da mão direita, desenha uma cruz sobre a testa, a boca e o peito do enfermo .

Quem pode ser padrinho e madrinha de Batizado?

Se os pais vão batizar a criança na igreja católica, os padrinhos devem  ter todos os sacramentos da igreja católica e seguir os conceitos e preceitos cristãos. Além disso, os padrinhos devem ser maiores de 16 anos e deverão fazer o curso de preparação para o batismo. Os padrinhos, preferencialmente por razões óbvias, deverão ser da religião católica, algumas igrejas podem fazer esta pergunta.

Algumas outras paróquias podem não aceitar realizar a cerimônia de batismo caso os pais não sejam casados na Igreja Católica. Isso tudo deverá ser esclarecido quando você for marcar a data para o batismo. Não esqueça de solicitar a lista de documentos que deverão ser apresentados.

Como escolher quem serão os padrinhos (padrinho e madrinha) da criança?

Sugerimos que os pais da criança escolham pessoas próximas com as quais tenham uma boa relação de convívio frequente,  e por razões também óbvias, que tenham afinidades entre si;  dado que os padrinhos deverão estar presente durante o crescimento da criança.

Cada religião tem uma formalidade necessária para garantir que a madrinha e o padrinho irão mesmo dar continuidade e zelar pela educação e bem-estar das crianças. A madrinha e o padrinho precisam estar constantemente lado a lado com os pais para poderem assim participar de todos os momentos da criança. Ponto importante, jamais escolha os padrinhos pensando apenas na condição financeira deles e no que poderão proporcionar à criança.

Veja abaixo um vídeo do Pe. Fabio de Melo como escolher os padrinhos para a criança:

Para que serve o curso de preparação para o batismo?

O curso é feito pelos pais e padrinhos e tem como objetivo dar a conhecer aos participantes o significado da cerimônia, aprender o que  ela representa e suas responsabilidades como pais e padrinhos da criança que será batizada. A duração do curso vai depender da paróquia escolhida, pode ser um fim de semana, ou vários fins de semana. Informe-se na igreja que pretende batizar a criança.

Qual a função do padrinho e da madrinha de Batizado?

Na concepção de muitos, ser madrinha ou padrinho é apenas presentear a criança com bons brinquedos e só, mas as madrinhas e os padrinhos têm funções que vão muito mais além disso, já que os padrinhos e madrinhas precisam ter valores morais e religiosos, bem como pensamentos semelhantes aos dos pais das crianças.Quanto mais presente na vida da criança os padrinhos forem, melhor para todos, já que a criança contará com duas pessoas a mais para se apoiar, e os pais da criança tem uma contribuição a mais na educação.

Por isso, muita atenção na escolha dos padrinhos já que eles serão parte fundamental e presente na vida da criança. E ao aceitar o convite para ser madrinha ou padrinho, tem que se ter em mente as responsabilidades que essa honra trás junto.

Qualquer coisa que aconteça aos pais da criança, os cuidados serão todos remetidos aos padrinhos, tanto a criação da criança quanto os cuidados com a educação, bem-estar e tudo mais o que os pais da criança se preocupariam.

Qual o custo de uma cerimônia de batismo ou batizado?

Geralmente existe uma taxa cobrada pela igreja para a cerimônia, porém algumas não cobram nada e pedem apenas algum donativo para colaborar nas obras sociais da sede paroquial.

Com qual roupa batizar a criança?

Geralmente os pais escolhem uma roupa mais especial para este dia, porém não há obrigatoriedade que seja algo caro ou extremamente diferenciado, para o menino poderá ser um roupa branca conjugada com alguma cor suave como o verde água, o azul ou o amarelo. Dê preferência para roupas fáceis de colocar e com abertura na frente,  pois em algumas igrejas poderá ser colocado um pouquinho de óleo no peitinho do bebê durante o batismo.

Para a menina, a mesma sugestão, uma roupinha branca com detalhes em rosa, pink ou outro tom mais alegre. O branco quase sempre é indicado pois representa a paz, a pureza e a inocência da criança.

Existem também uma roupas mais tradicionais conhecidas como mandrião, uma espécie de vestido longo bege ou branco, para  menino ou menina, e pode ser herdado de gerações passadas ou pode ser encontrado para comprar  em lojas especializadas em roupas para cerimônias religiosas.

Quem paga a roupa e o kit de batismo?

Geralmente quem paga a roupa de batismo (ou batizado), sapatinho, roupa interior, as lembrancinhas e o kit batismo são os padrinhos. Quem escolhe a roupa são os pais, os padrinhos poderão acompanhar no dia da compra e efetuar o pagamento. Porém isso não é regra, tudo pode ser conversado. Mas seria uma indelicadeza se os padrinhos não arcassem com estes gastos.

Quais outros itens se deve comprar para o batismo?

Uma toalha branca, uma vela de batismo decorada que será segurada no momento da cerimônia pelos pais e as lembrancinhas que serão oferecidas aos que estiverem presentes na cerimônia (avós paternos, avós maternos, tios e tias, primos e primas, e amigos).

O padrinho e a madrinha de Batizado são obrigados a oferecer uma jóia para a criança?

Mais uma vez não há neste item nenhuma obrigatoriedade, embora em algumas famílias tradicionais este gesto fosse utilizado já há algumas gerações, onde os padrinhos ofereciam à criança uma pulseirinha de ouro, um fio de ouro com alguma medalhinha de anjo ou santo, ou outra jóia com o nome da criança gravado, a data do batizado e às vezes até com o nome dos padrinhos. Hoje em dia isso tem sido pouco utilizado.

Que tipo de lembrancinha devo oferecer aos convidados?

Há uma infinidade de opções que passam por tercinhos, caixinhas decorativas, bíblias pequenas, imagem de anjinhos, ou algo alusivo a cerimônia de batizado.

É obrigatório fazer festa de batismo (ou batizado) após a cerimônia realizada na igreja?

Não. Não há nenhuma obrigatoriedade que os pais façam uma festa após a cerimônia religiosa. Como a cerimônia de batismo (batizado) é realizada quase sempre na parte da manhã, os pais podem oferecer um almoço em família para os padrinhos e amigos mais chegados. Se a cerimônia se realizar na parte da tarde um reunião com salgadinhos, bolo, refrigerantes pode ser simpático ser oferecido aos padrinhos e demais convidados.

Uma pessoa pode recusar-se a ser madrinha ou padrinho de uma criança?

1º – A situação da escolha dos padrinhos do batismo nunca deve ser impostas pelos pais às pessoas que eles gostariam que fossem padrinho ou madrinha do seu filho. É de bom tom da parte dos pais terem a gentileza de indagar as pessoas que desejam convidar,  se aceitariam esta responsabilidade. Bem como compreender caso a pessoa se recuse, por não estar disposta a assumir esta situação ou porque não sente afinidade com os pais para que se crie um vínculo tão forte quanto este.

2º- Sim, uma pessoa pode recusar-se a ser madrinha ou padrinho de uma criança. A pessoa deverá alegar uma desculpa com a qual se sinta confortável e de forma a não ferir os sentimentos dos pais. Lembrando sempre que a sinceridade é essencial nessa situação. Muitas vezes a pessoa escolhida para madrinha ou padrinho não tem afinidade com a família, não se sente confortável por não ser católico praticante ou não partilhar dos ideais religiosos dos pais, etc.

Padrinho e Madrinha de Batizado são pais que são escolhidos para cuidar da criança e por isso mesmo a confiança dos pais  é toda depositada neles. Então, muita atenção e carinho quando for aceitar ou não o convite para fazer parte dessa nova vida que chega ao mundo.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados