Atualmente são feitos muitos exames nos bebês recém nascidos, antes mesmo da alta da maternidade, e o teste do olhinho é um deles, assim como o teste do pézinho já citado aqui no Bigmae.com! O teste do olhinho, é também conhecido como teste do reflexo vermelho, e tem como objetivo detectar e prevenir diversas patologias oculares  como a retinopatia da prematuridade, infecções, traumas de parto, catarata congênita, glaucoma, e retinoblastoma.

O teste do olhinho, quase sempre é realizado ainda na maternidade, não causa nenhum desconforto ao bebê, e dura apenas 3 minutinhos. Durante o exame o médico usa um aparelho chamado oftalmoscópio que emite uma fonte de luz, como se fosse uma pequena lanterna, a intenção é observar o reflexo das pupilas ao receber a incidência de luz direta. A retina ao ser  atingida por esta pequena luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho ou tons de alaranjados e amarelos. Se o bebê tiver algum probleminha nos olhos o reflexo não poderá ser observado nitidamente, ou o reflexo pode ser esbranquiçado.

Infelizmente o teste do olhinho ainda não é muito conhecido entre os pais, dado que é pouco divulgado, porém a mamãe na maternidade poderá questionar se o exame foi feito e solicitar o resultado. O teste do olhinho é importantíssimo, por isso certifique-se de que ele foi feito em seu bebê antes de sair da maternidade. Se algumas doenças oftalmológicas forem detectadas precocemente, poderão ser tratada e assim evitar que o bebê perca a visão.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de