O teste do pezinho é um exame de laboratório conhecido como triagem neonatal. É um exame muito importante feito no bebê recém-nascido, já que a partir dele é que são detectadas precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem causar alguma alteração no desenvolvimento do seu bebê como um todo.

O exame se chama teste do pezinho (o nome popular atribuído ao Teste de Guthrie), pois é justamente do pé, ou melhor, do calcanhar que o sangue é coletado. Assim que o bebê nasce, ainda na maternidade é feito um furinho no local para que se retire o sangue a ser analisado. Em pouco tempo você poderá ficar tranqüila quanto à saúde do bebê, ou começar desde cedo o tratamento para alguma doença, ou uma dieta especial que ele necessite.

O teste do pézinho é um exame rápido e indolor para o bebê. Ele vai chorar, mas não vai se machucar. O sangue já é retirado do calcanhar justamente porque esta é uma região cheia de vasos sanguíneos e a coleta de sangue pode ser feita rapidamente e com um furo apenas.teste-do-pezinho

O exame é realizado na maternidade quando o bebê completar 48 horas de vida, pois antes disso o bebê pode ainda estar sofrendo a influência do metabolismo da mãe. O ideal mesmo é que o exame seja feito até o sétimo dia de vida.

No Brasil, o teste do pezinho é obrigatório para todos os bebês do sexo masculino e também do sexo feminino. Esse exame previne e identifica desde cedo doenças que podem deixar o seu filho com seqüelas irreparáveis no futuro, e que se descobertas precocemente podem ser tratadas e proporcionar uma vida normal para ele.

O exame do pezinho é capaz de diagnosticar mais de 30 doenças antes que qualquer sintoma apareça. Se caso você queira mais certeza e assim ficar mais aliviada, pode pedir para fazer mais exames com o sangue. Mas o teste do pezinho identifica e elimina o risco do seu filho ter doenças importantes.

Post Relacionado: O que é Fenilcetonúria?

As doenças que são por lei pesquisada no teste do pezinho são fenilcetonúria, hipotiroidismo congênito e hemoglobinopatias. E não se assuste se pedirem para repetir o teste. É muito comum o laboratório pedir nova amostra de sangue em bebês cujo teste foi feito 48 horas depois do nascimento. É para ter a certeza total do resultado.

E lembre-se, o teste do pezinho não é um resultado definitivo. É apenas um tipo de rastreamento. Se houver algum resultado anormal ou suspeito ele será investigado e a confirmação só será dada depois de exames complementares.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de