Durante o período gestacional é muito importante que a futura mamãe esteja atenta a sua saúde oral já que em razão das alterações hormonais a gengiva pode doer e sangrar facilmente. A gestante pode fazer qualquer tratamento oral, desde que o tratamento não seja muito invasivo. Sugere-se que a melhor altura para ir ao médico dentista é entre o quarto e o sexto mês de gravidez; já que certos remédios não podem ser prescritos durante o primeiro trimestre de gravidez, e o stress no último trimestre pode provocar antecipação do parto.É importante que a mãe esteja atenta, já que uma infecção oral pode ser prejudicial para o bebê.

Saúde Oral na Gravidez

O site oficial da Colgate.pt diz que:

…”Estudos recentes provam haver uma ligação entre as doenças gengivais e os partos permaturos e de baixo peso. As mulheres grávidas que têm doença gengival estão mais sujeitas a que o seu bébé nasça mais cedo e mais pequeno.”…

A idéia de que a mãe perde cálcio durante e gestação, ou de que o bebê consome todo o cálcio existente no organismo materno em prol de sua formação óssea é errônea. Os principais problemas dentários têm ligação com as alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez, e a formação de placa bacteriana é uma das causas dos principais problemas de saúde oral na gestante.

A gengivite gravídica, inflamação da gengiva, também é frequente na gestação, já que o aumento do nível de hormônios (hormonas) potenciam a forma como as gengivas reagem a produtos inflamatórios da placa bacteriana.

É bom salientar que é a placa bacteriana – e não os hormônios – que é a principal causa da gengivite. A higiene oral, bem como a remoção da placa bacteriana pelo médico dentista é o método mais eficiente para evitar a inflamação das gengivas, e a formação de cáries.

Se você estiver programando a sua gravidez, ou seja, se você ainda não estiver grávida, sugerimos que procure seu médico dentista e faça um check up dentário, e realize todos os tipos de tratamento necessários antes de engravidar. Esta atitude te deixará muito mais tranquila durante a sua gestação e evitará que você tenha que passar por algum processo de tratamento oral durante este período.

Antes, durante e após a gestação, é importante que a higiene oral não seja descurada, e seja feito a escovação dos dentes e a higienização com fio dental, após as principais refeições. Evite também a ingestão de alimentos como doces, fritos e beber refrigerantes.

Cuide da sua saúde oral, assim você também estará cuidando da saúde do seu bebê! 😉

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ