InícioGravidezRubéola na Gravidez

Rubéola na Gravidez

Publicado em

A rubéola é uma das mais graves doenças que podem atingir as mulheres grávidas. Ela é transmitida da mãe para o bebê ainda no útero e causa má-formação do feto; essas complicações variam conforme o estágio de formação do seu bebê.

Se a mulher contrair Rubéola durante o primeiro trimestre da gestação, a criança tem uma maior chance de nascer com problema de surdez, lesão cardíaca, problemas de visão,  baixo peso, distúrbios neurológicos e motores, problemas nos ossos e retardo mental.

É muito comum as mulheres confundirem a rubéola com a gripe ou um resfriado comum. A rubéola é transmitida pelas vias aéreas e os primeiros sintomas são febre baixa, dores nas articulações, coriza, conjuntivite, tosse e dor de garganta.

É comum ainda o aparecimento de erupções cutâneas como manchas ou bolhas rosa pelo corpo todo. E não pense que só mulheres que contraem a doença, homens também. É por este motivo que a vacinação é realizada em ambos os sexos.

A melhor maneira de se prevenir contra a rubéola é a vacinação. Geralmente aconselha-se a fazê-la três meses antes de engravidar. Hoje já existe um exame de sangue, o Inibição da Hemaglutinação (IH) que detecta se a mulher é ou não imune ao vírus; é o mesmo exame usado para a detecção da doença em mulheres grávidas.

Outro teste que pode ser feito para confirmar ou não a doença é o ELISA IgM que mede a quantidade de anticorpos no organismo. Não se esqueça de pedir esses dois exames para o seu obstetra quando começar o pré-natal.

A infecção, geralmente, tem evolução auto-limitada e em metade dos casos não produz qualquer manifestação clínica perceptíveis. Os sintomas mais comuns são:

  • Manchas (máculas) avermelhadas (exantemas) cutâneas, inicialmente na boca e que evoluem rapidamente em direção aos pés e em geral desaparecem em menos de 5 dias;
  • Dores pelo corpo;
  • Vermelhidão (inflamação) dos olhos;
  • Dor de cabeça, dor ao engolir, pele seca, congestão nasal e espirros.

A doença frequentemente é confundida com o sarampo e a caxumba, porém, considerando que o tratamento e os riscos são similares, a importância do diagnóstico é saber quem é imunizado contra cada uma delas (tomar a vacina tríplice viral imuniza contra as três).

O vírus da rubéola é perigoso quando a infecção ocorre durante a gravidez, com invasão da placenta e infecção do embrião, especialmente durante os primeiros três meses de gestação.

Nessas circunstâncias, a rubéola pode causar aborto, morte fetal, parto prematuro e malformações congênitas (cataratas, glaucoma, surdez, cardiopatia congênita, microcefalia com retardo mental ou espinha bífida). Uma infecção nos primeiros três meses da gravidez pelo vírus da rubéola é suficiente para a indicação de aborto voluntário da gravidez.

Não existe um tratamento específico para a rubéola, mas sim a vacinação como medida preventiva. Todo o cuidado é pouco quando se diz respeito a doenças infecto-contagiosas como esta. Fique atenta ao calendário de vacinação e as campanhas; estas são as melhores maneiras de você se prevenir e ter uma vida saudável.

Pode interessar-lhe também:

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados