Receita para Seu Filho Ser Feliz

A receita para ser feliz está na educação que recebemos quando somos criança. Quem disse para você que felicidade não se consegue seguindo receitas?

Igualmente os passos que você tem que seguir para fazer um excelente bolo, você deve seguir alguns passos que garantirão que seu filho seja feliz sempre. E quem disse que isso não é possível?

Estes itens são resultados de uma pesquisa que provam cientificamente que seguir alguns passos pode fazer com que você deixe seu pequeno feliz.

O primeiro passo é ensinar seu filho a agradecer. Mostre-lhe o quanto ele deve ser grato por tudo que ele tem – ou o que vocês possuem. Mostre também que ele não está sozinho no mundo e deve reconhecer o esforço que os outros fazem por ele.

Faça com que ele seja otimista e olhe sempre o lado bom das coisas e situações. Uma boa dica para exercitar isso é escrever um diário juntos contanto tudo de bom que aconteceu durante o dia. Assim ele percebe que as coisas ruins nunca são superadas pelas boas.
Nunca faça comparações. Se por um acaso houver alguma situação que você perceba que ele está sendo comparado, procure o distrair de alguma maneira.

Se ele perceber e ficar chateado, ensine que cada um é bom em alguma coisa,  assim você ressalta as qualidades dele, mostrando que ele também é bom em algo.

Aposte também sempre nas gentilezas. Não importa com quem for parente, amigo ou desconhecido, ele deve tratar todos como iguais. No começo você vai perceber que deve forçar para que ele seja agradável e gentil, mas depois isso vai acontecer naturalmente.

É bom que ele sempre tenha vários amigos. A amizade é algo fundamental na vida de uma pessoa. Ensine-o que eles devem ser conservados e cultivados com carinho e cuidado. Assim sempre que ele precisar vai ter um amigo por perto e isso evita que ele se sinta sozinho.

Saiba sempre quais atividades ele gosta mais de fazer, assim você pode deixá-lo se concentrar em algo que ele goste e tenha prazer em fazer.

Reviva sempre os bons momentos da vida, ou seja, faça com que ele lhe conte em detalhes o que aconteceu de bom no dia dele, vocês podem conversar, desenhar ou escrever.

Ajude-o também a ter objetivos. Descubra o que ele mais quer e monte um mini-plano para que ele consiga aquilo. Não importa o que seja uma bola ou uma nota maior na escola. Ele vai se sentir mais estimulado a lutar por aquilo que quer realmente.

Você também deve ficar de olho nos traumas e estresse dele. Para isso desenvolva uma estratégia que drible essa fase difícil e mostre para ele que é possível vocês dois juntos vencerem essa situação difícil.

Outra coisa que deve ser ensinada por você é que ele deve sempre praticar o perdão; nunca diga para ele revidar ou algo parecido. O caminho para consertar qualquer desentendimento e conflito é sempre o diálogo.

E por fim, mostre a importância que o corpo tem. Mesmo que você perceba que seu pequeno não gosta da educação física da escola, é importante dizer a ele quanto isso faz bem para a saúde dele.

Pode Interessar-lhe também:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO