InícioEducaçãoComo Estimular os Sentidos do Seu Filho Brincando

Como Estimular os Sentidos do Seu Filho Brincando

Publicado em

Seu bebê se desenvolve melhor nos três primeiros meses; é nessa idade que ele vai ter um melhor desenvolvimento psicomotor e emocional e a melhor fazer para estimular os sentidos do seu filho.

Para esses bebês de até seis meses, a fase é de descobertas do corpo e do mundo ao redor; afinal não é raro você ver o seu filho com o pé ou as mãos na boca.

Você deve estimular os sentidos do seu filho, já que tudo o que ela aprende no primeiro ano de vida passa pela audição, olfato, visão, tato e paladar.

Por isso que você deve colocar móbiles, deixar chocalhos e brinquedos musicais sempre à mão, além de fazer atividades usando o espelho como auxílio. Tudo isso vai estimular os sentidos do seu pequeno.

Já no quesito visão, é bom te lembrar que os recém-nascidos só conseguem diferenciar tons claros dos escuros; eles não têm visão nítida das coisas ou cores.

Por isso é bom estimulá-lo com cores vivas, pode usar o vermelho e o azul. Pode brincar a vontade de esconder objetos debaixo de um pano e descobri-los logo em seguida (a brincadeira do achou!).

Para estimular a audição, você pode fazer sons variados com a boca, estalando a língua, imitando pássaros ou animais. Assim seu bebê vai começar a distinguir sons e dar boas gargalhadas.

Quando ele entrar na fase dos três aos seis meses, você tem que dar uma atenção especial para a coordenação motora dele.

Nesta fase ele passa a ter mais coordenação das mãos e dos olhinhos. Você vai perceber que ele gosta de agarrar os objetos além de abrir um sorriso para as pessoas próximas (família). É nesta época que ele começa a interagir com a sociedade.

Você pode ajudá-lo ao colocar vários brinquedos perto dele e estimular para que ele pegue cada um de uma vez.

Agora se você quer estimular a visão ou até mesmo a capacidade dele de focalizar objetos distantes, uma divertida brincadeira pode ser os fantoches; além de entreter conversando com a criança, ele auxiliam até mesmo na educação deles.

Basta você usar a criatividade. Você também pode abusar de brinquedos que tenham luzes e sons diversos.

Pode interessar também:

 

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados