InícioBebêsComo Evitar a Desidratação em seu filho?

Como Evitar a Desidratação em seu filho?

Publicado em

As mães sempre precisam ficar atentas para evitar que a criança tenha  uma desidratação,  essa atenção vai muito além da época de verão, ela dura o ano inteiro. É claro que na época de calor a sua atenção deve ser redobrada, já que os pequenos suam muito e podem ficar desidratados sem que você perceba. Então tenha sempre muito líquido a mão, o tempo todo.

A água é uma das maiores necessidades de um ser humano. Podemos ficar até 40 dias sem comer, mas não aguentamos ficar mais de uma semana sem beber água; e isso não importa se é calor ou inverno. Então, água é essencial em todas as fases da vida e em todos os momentos. Na verdade, no calor, além de aumentar a ingestão de líquidos também precisamos ter atenção com a alimentação, que deve ser leve.

Mesmo que o seu filho não queira beber água, faça-o beber. Evite substituir a água por  refrigerante ou sucos com muito açúcar, eles só aumentam a desidratação, já que não hidratam as crianças. A água é sempre o melhor líquido para ele beber, você ainda pode abusar das frutas da estação e da água de coco rica em vitaminas e minerais.

Beber água - Evite a Desidratação!
Beber água – Evite a Desidratação!

Se o seu filho tiver menos que seis meses, o seu leite será a fonte de toda vitamina, nutrientes e energia que ele precisa, ou seja, o leite materno já satisfaz todas as necessidades de água do bebê, não precisa se preocupar com isso, apenas o amamente nos intervalos corretos e não o deixe muito tempo exposto a locais quentes e fechados.

Nos menores, você pode dar a água com uma colher ou um copinho. Deixe que ele beba a quantidade de água que quiser. A água não é vital somente para evitar a desidratação, ele serve para que o seu filho tenha um bom funcionamento dos rins, da bexiga e do intestino.

As crianças são muito agitadas e não ligam se está na hora de beber água ou de comer. Por isso mesmo você deve ficar atenta ao seu pequeno e sempre andar com uma garrafinha de água por perto para de tempos em tempos o fazer beber água. Alimentos como iogurtes e leite também são uma boa pedida. E lembre-se que os líquidos devem ser administrados antes, durante e depois de qualquer atividade física, mesmo que ele recuse, faça-o parar a brincadeira e dê água.

Mas mesmo com tantos cuidados, é bom você ficar de olho nos sintomas da desidratação.

As crianças desidratadas geralmente se queixam de muita sede, de tontura, ficam com a urina escura e a boca e os lábios ficam secos e podem até rachar. Se ele recusar beber água, mesmo assim, use alguns truques como recipientes coloridos, sucos variados (sem açúcar) ou mesmo frutas da estação cortadas e misturadas.

Caso ele fique desidratado, existem soluções re-hidratação a venda nas farmácias, ou procure um  pediatra para te aconselhar melhor. Existe também o soro caseiro que pode ser preparado em casa por você.

O soro caseiro é preparado dissolvendo-se duas medidas rasas de açúcar (medida maior da colher-padrão) e uma medida rasa de sal (medida menor da colher-padrão) em um copo de água limpa (ou 1 litro de água com 3,5g de sal e 40g de açúcar). O soro deve ser ministrado apenas para prevenir a desidratação ou quando ocorrerem os sintomas iniciais. Em casos mais graves o paciente deve ser encaminhado imediatamente a um médico.

Mas seguindo as dicas o seu filho sempre ficará hidratado e terá uma menor chance de ter desidratação.

Veja o vídeo abaixo que fala sobre a importância de beber água diariamente:

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados