Um dos temas que suscita mais reações tem a ver com os instrumentos de aprendizagem que devemos apresentar à criança pequena, esse explorador sensorial dotado daquilo que Maria Montessori denominava de mente absorvente.
O que são materiais Montessori e o que é que os distingue dos materiais que não são Montessori?
Antes de mais, é essencial aceitar a evidência de que as crianças pequenas precisam de recorrer a materiais concretos. Não conseguem ainda recorrer à abstração para aprender a conhecer o mundo que as rodeia.
Por isso, precisam de objetos em relação aos quais elas consigam absorver as suas características, recorrendo aos seus sentidos.
Por outro lado, é muito importante que os objectos/materiais que o adulto apresenta à criança sejam uma representação do mundo real.
Porque são as experiências que lhe permitem construir a sua representação do real e constituem o fundamento da sua imaginação e do seu pensamento criativo durante os anos seguintes, quando por volta dos 5/6 anos de idade, tiver ocorrido a passagem da mente absorvente para a mente racional.
É por isso que, em Montessori se privilegiam os livros, e quaisquer outros materiais pedagógicos, que apresentam à criança o mundo tal e qual como ele é!
É por isso que os livros perfeitos serão sempre os livros com fotografias, e não com ilustrações, ou desenhos, que distorcem a realidade… Esses últimos não são Montessori, nem de inspiração Montessori. Podem ser bonitos, podem até ser mais caros, mas não são de todo os que privilegiamos em Montessori.
Pode interessar-lhe também: