InícioEducaçãoMateriais Montessori: características, benefícios e classificação

Materiais Montessori: características, benefícios e classificação

Publicado em

Muito se questiona sobre a diferença entre os brinquedos Montessori e os materiais Montessori. Pode não parecer que haja alguma, uma vez que o principal objetivo é deixar com que a criança pegue nesses objetos, tente, erre e aprenda sozinha sobre o seu funcionamento, lógica e aquilo que tem para ensinar. Mas, a diferença principal está no ambiente em que os materiais montessorianos estão inseridos.

Se for em casa, podem ser tratados como brinquedos, mas na escola, são materiais. A criança irá aprender, também, quando é que pode manipular esses objetos, assim como o momento de os guardar no lugar correto. Mais um detalhe importante é que eles podem estar associados a disciplinas específicas: um globo às disciplinas de História e Geografia; assim como os cilindros e hastes, com Matemática.

Características e benefícios dos materiais Montessori

Agora que você já sabe que esses objetos são de ferramentas para ajudar a desenvolver o conhecimento e o pensamento abstrato das crianças, está na hora de aprender quais os tipos de materiais montessorianos são utilizados e quais são os seus benefícios práticos:

São materiais manipulativos: as crianças podem pegar com suas mãos e sensoriais, pois promovem o aprendizado através dos sentidos e da experimentação.

O motor de aprendizagem é outra característica presente nos materiais Montessori; e permitem que a criança aprenda na base da repetição constante; inclusive com tentativas e erros.

Esses objetos têm sempre em conta as necessidades da criança diante do seu momento de aprendizado; portanto, são materiais lúdicos, que ensinam e divertem.

Outra característica interessante é que são progressivos, ou seja, a dificuldade vai aumentando, na medida em que a criança consegue superar o desafio, na base do aprendizado.

E é por isso que estão sempre limpos e em bom estado, são feitos de elementos naturais (metal, madeira e vidro, por exemplo) e existe apenas 1 na sala, para que a criança aprenda a esperar pela sua vez.

Classificações dos materiais montessorianos

Os materiais Montessori são divididos de acordo com a metodologia: vida prática, sensorial, linguagem, matemática e educação cósmica. Veja quais são as características de cada um deles:

1. Materiais de vida prática

Como o próprio nome diz, são aqueles que permitem que a criança possa realizar e desenvolver atividades inerentes ao seu dia a dia. Como por exemplo: organizar o seu quarto; vestir e trocar de roupa; regar as plantinhas da casa e assim por diante. Esse tipo de material vai ajudar a desenvolver capacidades físicas e mentais, assim como a sua independência e autonomia.

2. Materiais sensoriais

materiais montessori

São aqueles que vão ajudar a desenvolver todos os 5 sentidos da criança: visão, olfato, audição, tato e paladar. Por exemplo, brinquedos com diversas cores para associar; brinquedos que emitem som e que são de diferentes tipos de materiais e formas geométricas e até mesmo brinquedos que permitem associais sabores.

3. Materiais de linguagem

Trata-se daqueles materiais que vão permitir a criança a fazer não apenas associações de cores (por exemplo), mas também a associar letras e números. Neste caso, vai ajudar a desenvolver o aprendizado com jogos simbólicos.

4. Materiais para Matemática

materiais montessorianos

Nesta sequência também estão os materiais Montessori que vão além daqueles que já foram demonstrado. Primeiro a criança aprende com o seu dia a dia, depois aprende a diferenciá-los através dos sentidos, começa a fazer associações de letras e números para então, nesta fase, começar a contabilizá-los.

5. Materiais de Educação Cósmica

Nesta fase a criança já desenvolveu capacidades de associação com letras e desenhos, assim como contas matemáticas. Portanto, esse próximo material montessoriano irá permitir que ela se relacione com as demais disciplinas: Geografia e História; Arte e Música; Biologia e Botânica.

Veja também: Quarto Montessoriano: elementos obrigatórios

Existem etapas de apresentação dos materiais Montessori?

metodologia montessori

Permitir a apresentação adequada é um dos benefícios da metodologia Montessori. O objetivo é que a criança interaja com o objeto, entendendo como funciona a sua mecânica e, quando errar, deve aprender sozinha qual foi o erro e então conseguir refazê-lo da forma correta.

Etapas da apresentação:

  1. A criança irá escolher na estante qual o material que deseja trabalhar;
  2. O material deverá colocado sobre um tapete (de preferência branco) para que ela desenvolva a atividade;
  3. O guia (professor) apresentará o material, sem contar como é que se faz para interagir com o mesmo;
  4. A criança irá utilizar e manipular o material;
  5. Ao fim do período determinado, deverá devolvê-lo (guardar) no lugar onde o encontrou.

Por isso também é importante garantir que todos os materiais estejam no alcance da criança, para que ela possa pegar e guardar todos os objetos, sempre que for necessário.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados