O que é Plagiocefalia?

A plagiocefalia é o termo médico para a deformação popularmente conhecida como cabeça “chata” ou “deformada”. A plagiocefalia pode ter diversas causas como pré-natais , problemas na hora do parto ou até mesmo adquirida após o nascimento. Mas a principal causa ainda é o hábito de deixar as crianças recém-nascidas de costas, viradas para cima; posição essa recomendada pelos médicos para evitar a “morte-súbita”.

Esse achatamento pode acontecer na parte de trás da cabeça ou na lateral, causando uma assimetria. Mas não se preocupe que se detectado cedo, a cabeça do seu bebê pode voltar ao normal.

Esse tipo de plagiocefalia acontece porque quando você deita o seu bebê no berço, o crânio dele ainda não está totalmente formado, assim sendo a pressão do colchão ou do travesseiro sobre a cabeça dele pode provocar o achatamento. Como ele ainda não tem força no pescoço para sustentar a cabeça, o peso todo dela vai direito para o colchão, o que causa o achatamento ou a deformidade.

Já as causas pré-natais da plagiocefalia podem ser o fechamento prematuro dos ossos do crânio do seu bebê ou o aperto que ele sofre dentro do seu útero. Isso acontece muito em casos de gêmeos ou mais bebês no mesmo útero ou quando você tem o espaço reduzido para que ele cresça dentro de você; mulheres pequenas sofrem com isso.

Caso você perceba que o seu bebê está com uma dessas condições de plagiocefalia, não se desespere. Consulte o pediatra dele, pois a plagiocefalia é totalmente tratável. No caso da plagiocefalia causada pelo colchão, ela desaparece sozinha e a cabeça do seu filho volta a ficar redonda com o passar do tempo.

A melhor maneira de você evitar que o seu filho fique com a cabeça chata é colocar ele de barriga para baixo algumas horas no dia (pelo menos uma hora), enquanto ele estiver acordado, sempre supervisionando ele. Isso permite que o seu filho alongue e fortaleça os músculos das costas e consiga sustentar a cabeça no colchão para que ela não se achate com o próprio peso.

Outra dica para prevenir a plagiocefalia é você alternar a direção na qual o bebê deita no berço ou virar a cabeça dele durante o sono para a direita e depois para a esquerda para que ele não fique em uma só posição. Mudar a posição dos brinquedos também ajuda a ele não ficar muitas horas com a cabeça na mesma posição. Caso você perceba que um dos lados está achatado, coloque-o sempre para dormir do outro até que a cabeça dele volte ao normal.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de