O Jogo das Cinco - Marias

Mais uma brincadeira antiga e que teve origem em um costume da Grécia antiga, e que perdura até os dias de hoje. O jogo das Cinco – Marias também é conhecido como jogo da Pipokinha, ou a brincadeira dos cinco saquinhos. Para brincar são necessários cinco saquinhos de tecido de mais ou menos 4 cm por 3 cm, com enchimento de areia, farinha, grãos  de arroz  ou feijão, ou as cinco pedrinhas. Você pode confeccionar os saquinhos com tecidos coloridos, em formato quadrado ou redondo. Você escolhe.

Cinco saquinhos em formato redondo e em tecido estampado.

Sequência da brincadeira

1. Jogar todos os saquinhos no chão (ou outra superfície) e pegar um deles sem tocar nos demais; jogar para o alto o saquinho escolhido, enquanto pega um dos outros quatro que estão no chão, e sem encostar nos restantes; segurar o saquinho na volta, com a mesma mão, antes que ele caia no chão; repetir o mesmo para cada um dos quatros saquinhos.

2. Novamente, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um, sem tocar nos restantes; repetir a etapa anterior, só que agora de dois em dois saquinhos.

3. Repetir tudo, mas desta vez pegando um saquinho e depois os três restantes ao mesmo tempo.
4. Jogar os saquinhos, pegar um, jogá-lo para o alto, pegar os quatro saquinhos restantes de uma só vez e em seguida pegar o

saquinho que estava no ar sem deixar cair nenhum.

5. Na última etapa, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um sem tocar nos demais; com a outra mão, formar um túnel por onde os quatro saquinhos restantes deverão ser passados, um de cada vez, enquanto o saquinho escolhido estiver lançado ao ar.

Observação – Se o jogador das Cinco-Marias tocar num dos saquinhos que estão no chão que não seja o escolhido para a execução da jogada ou deixar algum deles cair da mão, passará a vez para o próximo jogador.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

2
Deixe um comentário

2 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
2 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
denise gomes

gostaria de ter uma explicação certa sobre o que de verdade uma parlenda

marcella

olA EU TENHO A resposta para o seu problema