Você certamente tem o hábito de levar seu filho para passear de carro não é?! A maneira como ele é transportado, a velocidade do veículo e a condição da estrada são fatores fundamentais para a segurança do seu filho. Os acidentes de trânsito ainda são a causa número 1 de morte entre os pequenos.
A melhor proteção que você pode oferecer ao seu filho é usar cadeiras e assentos de segurança. O cinto foi projetado para adultos ou pessoas a cima de 1,45 metros, ou seja, seu filho não estará protegido somente pelo cinto.
Quando você for comprar esses artigos, preste bem atenção se eles são certificados pelo Inmetro (ou outro órgão responsável) e apropriadas para o tamanho e o peso do seu bebê. Sempre siga à risca as instruções do manual na hora de instalar, já que nada vai adiantar se você instalar o equipamento erradamente.
E lembre-se, que toda vez que a criança entrar no carro você deve fazer ele se sentar na cadeira, mesmo que seja um passeio de 5 minutos.
Até os 10 anos as crianças devem ir no banco traseiro e até os 7 anos devem usar as cadeiras e assentos de segurança.
Os erros possíveis que você pode cometer nesses casos são:
- Usar uma cadeira inapropriada para a idade e o tamanho da criança;
- Colocar uma criança menor de 1 ano de idade ou com menos de 9 kg em uma cadeira de segurança de frente para o movimento;
- Não instalar a cadeira bem presa ao banco do carro, e não colocar a criança corretamente na cadeira de segurança;
- Instalar a cadeira no banco da frente;
- Mantenha os bancos de trás travados para impedir que seu filho entre no porta-malas por dentro do carro;
- Trave as portas traseiras. Os veículos possuem uma trava manual, para impedir que o passageiro do banco de trás não possa abrir a porta internamente;
- Em caso de vidro elétrico traseiro, trave a abertura das janelas. Os veículos que contém este opcional possuem uma trava que impede o passageiro de abrir as janelas.