Há muitas brincadeiras divertidas e educativas que os pais ou educadores podem fazer com as crianças nos tempos livres. Para unir a brincadeira ao aprendizado nada melhor do que brincadeiras que envolvam o raciocínio e a escrita. Hoje vamos dar a sugestão de duas brincadeiras antigas mas que conseguem prender a atenção dos pequenos , distrair e ao mesmo tempo fazer com que eles raciocinem e ampliem o seu vocabulário.

A primeira delas é a brincadeira que conhecemos como ‘STOP” , pode ser feita com dois ou mais participantes e deve ser executada da seguinte forma:

jogo-do-stop
Jogo do S T O P

– Numa folha de papel  faça várias colunas, no topo de cada coluna deverão ser escritas várias categorias como no exemplo abaixo:

– Nas colunas você poderá por categorias como cor, flor, país, frutas, doces, cidades, carros, futebol ou outro tema que desperte o interesse das crianças.

– A brincadeira tem início quando você escolhe a primeira letra do alfabeto e cada um dos participantes do jogo deverá escrever nestas colunas nomes que iniciam com a letra escolhida.

– E assim sucessivamente, a cada nova letra escolhida o participante que escrever todas as palavras primeiro e terminar diz: STOP

– Cada resposta diferente é contado 10 pontos à cada participante, e cada resposta igual é dado 5 pontos à cada participante.

– Cada resposta vazia, vale zero pontos.

– Ao final é somado todos os pontos de cada participante e vence quem tiver maior número de pontos.

– Para a brincadeira ficar mais animada você pode ao final oferece um presente ao vencedor, como um doce, um brinquedinho, ou outra coisa interessante. Esta é uma brincadeira antiga mas que ainda hoje diverte muito crianças e adultos! Você pode inovar e criar novos temas de acordo com os seus gostos.

A segunda brincadeira é a brincadeira do nome e pode ser feito com um participante apenas ou mais.

– Numa folha de papel você traça várias colunas, nas quais deverá escrever  as letras do nome do seu filho, em cada coluna  referente a cada letra deverão ser escritas o maior número de palavras possível que comecem com aquela letra. Comece pela primeira letra.

Veja o exemplo abaixo:

jogo-do-nome
Brincadeira do N O M E

– Estabeleça um número mínimo de palavras para cada letra e ao final ofereça um prêmio ao seu filho caso ele consiga completar um número mínimo de palavras.

Boa diversão! 🙂

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ