Há muitas brincadeiras divertidas e educativas que os pais ou educadores podem fazer com as crianças nos tempos livres. Para unir a brincadeira ao aprendizado nada melhor do que brincadeiras que envolvam o raciocínio e a escrita. Hoje vamos dar a sugestão de duas brincadeiras antigas mas que conseguem prender a atenção dos pequenos , distrair e ao mesmo tempo fazer com que eles raciocinem e ampliem o seu vocabulário.

A primeira delas é a brincadeira que conhecemos como ‘STOP” , pode ser feita com dois ou mais participantes e deve ser executada da seguinte forma:

Jogo do S T O P

– Numa folha de papel  faça várias colunas, no topo de cada coluna deverão ser escritas várias categorias como no exemplo abaixo:

– Nas colunas você poderá por categorias como cor, flor, país, frutas, doces, cidades, carros, futebol ou outro tema que desperte o interesse das crianças.

– A brincadeira tem início quando você escolhe a primeira letra do alfabeto e cada um dos participantes do jogo deverá escrever nestas colunas nomes que iniciam com a letra escolhida.

– E assim sucessivamente, a cada nova letra escolhida o participante que escrever todas as palavras primeiro e terminar diz: STOP

– Cada resposta diferente é contado 10 pontos à cada participante, e cada resposta igual é dado 5 pontos à cada participante.

– Cada resposta vazia, vale zero pontos.

– Ao final é somado todos os pontos de cada participante e vence quem tiver maior número de pontos.

– Para a brincadeira ficar mais animada você pode ao final oferece um presente ao vencedor, como um doce, um brinquedinho, ou outra coisa interessante. Esta é uma brincadeira antiga mas que ainda hoje diverte muito crianças e adultos! Você pode inovar e criar novos temas de acordo com os seus gostos.

A segunda brincadeira é a brincadeira do nome e pode ser feito com um participante apenas ou mais.

– Numa folha de papel você traça várias colunas, nas quais deverá escrever  as letras do nome do seu filho, em cada coluna  referente a cada letra deverão ser escritas o maior número de palavras possível que comecem com aquela letra. Comece pela primeira letra.

Veja o exemplo abaixo:

Brincadeira do N O M E

– Estabeleça um número mínimo de palavras para cada letra e ao final ofereça um prêmio ao seu filho caso ele consiga completar um número mínimo de palavras.

Boa diversão! 🙂

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

7
Deixe um comentário

7 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
7 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
kayra

eu gostei muito das brimcadeiras que tem

gabriele

echei legal isso

camily dos santos

bom gostei mas poderia ser mas criativo mas e bastante legal e aprendizagen amei de+ comtinue com ese jogos xau atodos bjss!!!!!

stephanie

achei legal continue assim…

Gostaria de saber quando e por quem foi criada essa brincadeira do nome???
Obrigada!!!