Toda mãe que tem bebê prematuro fica muito preocupada em como cuidar dele quando estiver em casa,  esta dúvida é normal, e é também normal um certo grau de ansiedade; porém não se aflija  porque apesar  do bebê prematuro de exigir certos cuidados específicos, certamente você com o seu instinto materno não terá muitas dificuldades. Basta que para tanto você se informe , tire todas as suas dúvidas com os médicos e leia bastante sobre o tema.

O bebê prematuro, quase sempre recebe alta hospitalar quando já tiver ganho peso e estiver se alimentando bem, isso ocorre por volta de quando a mamãe completaria a 36ª semana de gestação, ou quando o bebê atingir por volta de 1,750 kilo.

Segundo a idade gestacional, a prematuridade pode classificar-se como:

Prematuridade Limite: Bebês nascidos entre a 37ª e a 38ª semanas de gestação;
Prematuridade Moderada: Bebês nascidos entre a 31ª e 36ª semanas de gestação;
Prematuridade Extrema: Bebês nascidos entre a 27ª e 30ª semanas de gestação;

Em qualquer das classificações acima, o bebê prematuro requer  cuidados específicos até que adquira peso e estabilize seus sinais vitais. Quanto maior foi o grau de prematuridade e menor for o seu peso, mais riscos o bebê prematuro terá de adoecer com mais  facilidade que os demais bebês que nascem em tempo certo.

Características físicas de um bebê prematuro:

* Pele fininha e brilhante, com coloração rosada;
* Baixo peso;
* Atividade física reduzida;
* Músculo fracos;
* Pouco cabelo;
* Cabeça em tamanho desproporcioanl ao resto do corpo;
* Dificuldade para sucção;
* Dificuldade para deglutição;
* Mais suscetíveis a infecções;

Quando estiver em casa seu bebê terá que continuar se alimentando bem, por isso esteja atenta aos horários das mamadas, e durante a noite se por acaso ele não acordar para mamar, acorde-o e dê o peito. Entretanto se nos intervalos das mamadas você sentir que ele quer mamar novamente, pode dar novamente o peito à ele. No começo o bebê pode não conseguir pegar o peito corretamente, mas não faz mal, aos poucos e com a sua paciência ele conseguirá.

Todos os bebês devem ser amamentados exclusivamente com o leite materno pelo menos até ao 6 mês de vida, depois que houver a introdução de alimentos, o bebê poderá ainda ser amamentado com o leite materno até os 2 anos de vida.

Relativamente as visitas, como o bebê ainda está muito fragilizado, peça aos amigos e parentes para adiarem as visitas, até que o bebê ganhe peso e fique mais forte. Pessoas com gripe ou qualquer outro tipo de infecção poderão contaminar o bebê, por isso proteja seu bebê.

Todas as vezes que for pegar o seu bebê no colo, amamentar, trocar a fralda, ou qualquer outro tipo de ação, lave bem as suas mãos para evitar que seu bebeê seja contaminado com alguma bactéria. O mesmo serve para as suas roupas, se você ou seu marido chegaram da rua, por favor antes de pegar o bebê no colo procure tomar um banho e trocar de roupa. Quando andamos nas ruas, ônibus, metrôs, automóveis, ou no nosso ambiente de trabalho, estamos expostos a inúmeras bactérias que podem afetar o bebê que ainda está com o seu sistema imunológico em formação.

Não permita que alguém fume perto do bebê ou dentro da sua casa, o cheiro e a fumaça podem desencadear uma alergia respiratória no bebê e ele poderá necessitar de cuidados médicos urgentes.

Orientações de segurança para bebês prematuros:

* Siga sempre a orientação do pediatra;
* Compareça religiosamente as consultas marcadas para o seu bebê;
* Nunca administre em seu bebê qualquer tipo de remédio por conta própria;
* Coloque o bebê para dormir sempre de barriga para cima;
* Evite excesso de roupas;
* Não cubra o bebê demasiadamente, tente deixar a manta ou a coberta sobre a barriguinha, assim ele não corre o risco de se enrroscar nelas;

Cuide de você:

* Organize seus horários;

* Seu bebê terá dificuldades para diferenciar o dia da noite, tenha paciênica, no começo é assim mesmo;

* Evite deixar seu bebê prematuro sozinho com uma babá ou outra pessoa, nesta fase é melhor você estar sempre que possível por perto;

* Tente encontrar uma empregada que ficará encarregada da limpeza da casa, da comida e da roupa. Você não terá tempo para isso;

* Sempre que você tiver uma chance descanse, tente dormir um pouco, nem sempre você conseguirá fazer isso a noite;

* Se você tiver outros filhos tente conseguir apoio com os avós, ou com os tios, para que te auxiliem nesta fase em que seu bebê prematuro requer sua total atenção;

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO